• Complexo Hospitalar de Barbacena recebe Menção Honrosa no Einstein, em São Paulo

    Projeto do Complexo Hospitalar de Barbacena reduz tempo de espera, aumenta eficiência cirúrgica e é reconhecido na XXVII Exposição da Qualidade e Segurança Einstein 2025.

    O Complexo Hospitalar de Barbacena (CHB) acaba de conquistar um dos reconhecimentos mais relevantes da saúde brasileira. O projeto “Otimização do Fluxo de Cirurgias Ortopédicas de Urgência e Emergência no Hospital Regional de Barbacena Dr. José Américo” recebeu a Menção Honrosa na categoria Excelência Operacional – Lean Six Sigma, durante a XXVII Exposição da Qualidade e Segurança Einstein 2025, realizada entre 24 e 28 de novembro no Hospital Israelita Albert Einstein.

    O reconhecimento destaca o trabalho desenvolvido para reduzir o tempo de espera dos pacientes ortopédicos para a primeira abordagem cirúrgica. Com base na metodologia Lean Six Sigma e em análises robustas de dados, o CHB promoveu mudanças estruturantes que resultaram em avanços significativos.

    Os principais resultados alcançados pelo projeto foram o aumento de 94% nas cirurgias realizadas em até 48 horas (de 34% para 66%); pico de 85% de cirurgias dentro do tempo seguro; redução de 67,5% na fila de espera, chegando a apenas 3,4 pacientes; aumento de 103% no volume mensal de cirurgias ortopédicas; redução de 57,3% da média de permanência hospitalar e custo evitado de R$33 milhões ao ano.

    Além dos números expressivos, “o projeto representa um marco para o cuidado ao paciente na Rede SUS, reforçando o papel do CHB como referência regional em urgência, emergência e traumato-ortopedia”, enfatiza a líder do projeto e enfermeira Intensivista, Isabela Rodrigues Costa.

    Guilherme Cúrcio Cassini, gerente de Linhas de Cuidado e Apoio Assistencial do CHB e também um dos autores do projeto, destaca que esse resultado só foi possível graças ao trabalho conjunto das equipes médicas, enfermagem, bloco cirúrgico, CME, farmácia, CTI, pronto atendimento, unidades de internação, equipe multidisciplinar, hotelaria, NIR, agência transfusional, imagem, engenharia Clínica, setores administrativos e toda a liderança institucional. “É a força da Rede Fhemig trabalhando com ciência, método e compromisso com o usuário”, ressaltou.

    O CHB segue avançando no seu compromisso com a excelência operacional e o cuidado humanizado, consolidando-se como um dos grandes exemplos de inovação, eficiência e qualidade assistencial no país.

    Metodologia Lean Six Sigma

    Segundo a Ensino Einstein, a metodologia Lean Six Sigma aplicada à saúde busca tornar os processos mais eficientes e de maior qualidade, combinando os princípios de eliminar desperdícios (herdados do “Lean”) com a redução de variabilidade e defeitos nos processos (princípios da “Six Sigma”).

    No contexto de instituições de saúde, a adoção dessa metodologia visa capacitar gestores e profissionais para mapear fluxos de trabalho, identificar gargalos e falhas, implementar melhorias estruturadas e conduzir projetos com impacto real na eficiência operacional, segurança, qualidade dos serviços e satisfação dos pacientes. O método conta com um sistema de certificação por “faixas” (White Belt, Green Belt e Black Belt), que correspondem a diferentes níveis de domínio da metodologia e de responsabilidade para liderar projetos de melhoria.

  • Botão Voltar ao topo
    Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.