Banner Grande Aprendiz 28/06/2019
Banner Grande Aprendiz 28/06/2019

Centro Cultural UFSJ receberá exposição “Nativo Latino” no próximo mês

Julio Cesar-Foto Ruzza Lage

Do dia seis de dezembro, às 20h, até 19 de janeiro de 2019, o Centro Cultural da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) receberá a exposição “Nativo Latino”, de Julio Cesar Aritizabal. A proposta do artista é levar o action painting – técnica que permite a observação do gesto pictórico sem esquemas prévios – até São João del-Rei, utilizando tecidos  para mostrar um processo criativo que se transforma no dia a dia.

Os tecidos serão dispostos de forma a se adaptarem ao espaço da galeria, preservando a arquitetura original. “A ideia é que o visitante veja como é o processo de construção da pintura durante um período, que muitas vezes não é evidenciado. O público poderá ter contato com o passo a passo do projeto, até chegar ao resultado final”, informou Aristizabal.

Segundo o artista, a proposta objetiva “levar a action painting como linguagem para se comunicar no espaço da intervenção e dialogar com o público visitante, tendo como conceito e pesquisa a América Latina em sua complexa diversidade cultural”. Para atingir o proposto, o artista busca referência na floresta, no passado afro-indígena e outros.

Uma das inspirações para Aristizabal é o artista plástico e escritor indígena Jaider Esbell, que transcreveu a história de seu povo a partir da narrativa visual. “Eu tive a oportunidade de participar de uma exposição coletiva no Centro Cultural UFSJ, em que Esbell estava presente e foi muito importante para o aprimoramento de meu olhar sobre a arte”, concluiu.

O artista

O artista plástico é, atualmente, estudante de Artes Aplicadas na UFSJ e foi atraído ao Brasil por amor à capoeira. Julio se destaca na pintura mural de rua, tendo realizado obras referências em Bogotá, Medellín e também no Brasil – onde já realizou exposições no Palácio das Artes e Museu de Arte da Pampulha, em Belo Horizonte.

Durante o 29° Inverno Cultural da UFSJ, fez a pintura de um painel intitulado Nativa Guarani, que teve como intuito promover a reflexão sobre a resistência indígena e exaltar os que antecederam o “descobrimento” da América. Mais informações com o artista Julio Cesar Aristizabal pelo número: (31) 9 9231-3583; ou pelo telefone do Centro Cultural UFSJ: (32) 3379-2510.

Por: Lucas Di Capri.

Orientação: Marcelo Miranda.

Banner Grande Podologia 1
Banner 2 Podologia – Grande

Os comentários estão desativados.