Banner Aprendiz 18/032019

Celebrações em honra a São Sebastião começam em Barbacena

Começa nesta sexta-feira (11/01) as festividades em honra a São Sebastião, na paróquia que leva o nome do santo, em Barbacena. As celebrações seguem até o dia 20 de Janeiro, data em que se comemora o dia do santo católico. Os fiéis poderão acompanhar durante a semana, novenas, missas, festival de prêmios e barraquinhas para confraternização.

O santo no catolicismo

Celebrações em honra a São Sebastião começam em Barbacena
Foto: Januário Basílio.

O mártir cristão, segundo a história, foi morto durante uma perseguição encabeçada pelo imperador Diocleciano. Do grego Sebástos, significa divino, venerável. No simbolismo cristão o santo é encontrado amarrado a uma ávore de carvalho, com flechas no peito, simbolizando a tortura e o sofrimento vividos pelo jovem que era natural de Narbonne, na França.

São Sebastião na umbanda

Tenda de Umbanda Pai Joaquim e Caboclo Roxo
Tenda de Umbanda Pai Joaquim e Caboclo Roxo.

Nas religiões de tradição afrobrasileiras, como a umbanda, o santo é associado ao orixá Oxóssi, como entidade das matas e da caça. Sua relação está intimamente ligada à fartura nas residências e à proteção contra a peste, a fome e a guerra. A festa de Oxóssi nos terreiros é comumente repleta com muita fartura de frutas e elementos da natureza, que indicam a característica da divindade.

Crédito fotos: Arquivo Paróquia de São Sebastião 

Os comentários estão desativados.

Banner Grande Podologia 1
Banner 2 Podologia – Grande