Banner Aprendiz 18/032019

Casos de dengue no primeiro trimestre de 2019 ultrapassam os doze meses do ano passado

O número de casos de dengue em Minas Gerais, nos três primeiros meses deste ano, ultrapassou a incidência da doença em anos não epidêmicos no estado. Só neste primeiro trimestre foram registrados 44.230 casos de dengue em Minas, conforme a Secretaria de Estado de Saúde (Ses-MG). De acordo com o último boletim epidemiológico publicado na segunda-feira (12/03), o aumento dos casos de dengue já era esperado para este período por causa de incidência elevada de chuvas em consequencia do verão.

Da ocorrência de dengue por municípios, a Ses-MG informou que a taxa de incidência muito alto de casos prováveis atingia 39 municípios, nas quatro últimas semanas epidemiológicas (03/02 a 02/03), sendo que Uberlândia, no Triângulo Mineiro, teve o maior índice de casos prováveis de dengue em todo estado, apresentado mais de três mil ocorrências. Até o momento foram registradas duas mortes confirmadas e 18 estão em investigação sob suspeita de dengue.

Zika e Chikungunya

Até o momento foram registrados 640 casos prováveis de chikungunya em Minas Gerais, sendo que não foi registrada alta incidência no estado. Das ocorrências, 74 municípios registraram baixa incidência e 778 não apresentaram nenhum registro. Até o momento a Ses-MG não foi notificada sobre óbitos por conta da enfermidade.

 Com relação ao zika vírus foram detectados 187 casos prováveis da doença. 46 desses casos estão vendo investigados em gestantes. Nas últimas quatro semanas, um município foi detectado com média incidência da doença e 810 não apresentam registros. O boletim da Ses-MG não apresentou informações sobre óbitos por zika até o momento.

Barbacena

O último Levanto Rápido do Índice de Infestação por Aedes Aegypti (LIRAa) realizado em Barbacena apontou que a cidade possuía índice 2,3 – médio risco de infestação. Os dados foram divulgados em janeiro e deixaram as autoridades em alerta, indicando um fortalecimento das ações de controle do Aedes Aegipty. De acordo com a Ses-MG, neste três primeiros meses foram notificados sete casos prováveis de dengue na cidade, e nenhum ocorrência para zika ou chikungunya.

Infográfico dengue

Por: Mike Tavares.

Os comentários estão desativados.

Banner Grande Podologia 1
Banner 2 Podologia – Grande