• Cantora barbacenense Sarah Rodriguez lança videoclipe de “Borboleta” pela Lei Paulo Gustavo

    O clipe tem por objetivo mostrar as raízes da cantora, trazendo Barbacena e suas tradições através dos elementos da produção

    Por meio de recursos da Lei Paulo Gustavo, Edital Walmir Leporate, a cantora de axé barbacenense Sarah Rodriguez lançou o videoclipe da música “Borboleta”. A canção faz parte do EP “Ela tem o dendê” e a produção está disponível no canal do YouTube da musicista.

    O clipe que valoriza as belezas naturais da região do Campo das Vertentes, em Minas Gerais, foi gravado nas montanhas e roseirais de Barbacena, bem como na Serra de Santa Bárbara do Tugúrio. A escolha tem por objetivo expor todo o potencial turístico da região, mostrando as origens e a ancestralidade da artista.

    A música homenageia o orixá da cantora, Iansã (Oyá), que na cultura Iorubá é ligada à força dos ventos, vendavais, trovões, tempestades e tem na figura de Santa Bárbara seu sincretismo. Por isso, a escolha da Serra de Santa Bárbara do Tugúrio, onde a força dos ventos é grande e é possível ver o belo nascer do sol da região, assim como o entardecer, que já foi considerado um dos mais lindos do Brasil.

    Na produção audiovisual, Sarah também presta uma homenagem a um dos eventos mais tradicionais de Barbacena: a Festa das Rosas e Flores, onde todo ano é escolhida a Rainha das Rosas, representante da beleza e do carisma da cidade. Para isso, contou com o apoio do livro “O Reinado das Rosas”, dos jornalistas Isabella Paolucci e Thiago Rossi.

    Borboleta

    Essa é a terceira produção audiovisual da barbacenense, que conta ainda com os clipes das músicas “Antes que anoiteça” e “Ela tem o dendê”. Todas são composições da própria Sarah, que está investindo em músicas autorais. As canções estão disponíveis nas plataformas musicais, como o Spotify.

    A música “Borboleta” fala sobre força feminina, da mulher que se transforma e voa e que traz em seu coração a certeza de que, apesar das dificuldades, ela sabe do seu poder e da sua essência. A letra fala sobre liberdade e a energia do axé. Trata-se de uma canção muito íntima para ela, que ressignifica sua própria superação. Uma composição criada durante a pandemia, quando Sarah enfrentava as consequências econômicas da época, assim como a maioria dos artistas do país.

    Para a cantora, a execução desse projeto vai permitir a conclusão da tríade musical intitulada “Ela tem o dendê”. A primeira gravação, da canção autoral “Antes que anoiteça”, foi feita com as crianças do projeto Querubins, no Morro Acaba Mundo, em pleno Carnaval de Belo Horizonte, onde ela estava inserida no ano de 2019 e atuava no setor na cidade. O segundo videoclipe, da música “Ela tem o dendê”, foi gravado em Salvador e buscou evidenciar a importância da Bahia na construção do gênero, valorizando a força da mulher baiana e as baianas do acarajé, para as quais a música é dedicada.

    Neste contexto, faltava destacar a sua cidade natal, a sua identidade e a sua mineiridade, a sua essência dentro dessa história que conta a sua vida, fechando um ciclo importante na construção da identidade artística de Sarah Rodriguez. Barbacena, conhecida no Brasil como Cidade das Rosas, mas também como a Cidade dos Loucos, foi o local escolhido para o terceiro videoclipe. Nele, Sarah deseja mostrar que a cidade TEM AXÉ, alegria, leveza, criatividade e arte, trazendo uma nova perspectiva, tentando mudar o estigma negativo que a história da loucura atribuiu à cidade.

    Projeto social

    Juntamente com o lançamento do videoclipe, Sarah Rodriguez anuncia a realização de uma oficina e roda de conversa sobre o Axé Music com o percussionista baiano Diego Panda. O projeto gratuito será voltado para crianças e adolescentes de 8 a 12 anos, em situação de vulnerabilidade social. O objetivo é a difusão do ritmo percussivo samba-reggae, incentivando a arte-educação e a valorização da cultura. Diego Panda iniciou sua trajetória na Bahia, seu estado natal, com o Grupo Timbalada.

    Carreira

    Sarah Rodriguez é natural de Barbacena, na região do Campo das Vertentes. O estilo escolhido por ela foi o Axé Music e ela batalha de maneira independente todos os dias para realizar o sonho de ser reconhecida e levar alegria para todo o Brasil. Com 12 anos de carreira no cenário musical e 23 anos de dedicação à arte, ela faz parte do coletivo Los Baianitos, que atua no Carnaval de Olinda-PE, Rio de Janeiro-RJ, Salvador-BA e Belo Horizonte-MG.

    Formada em Teatro pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Sarah Rodriguez representou o Brasil no projeto Minas Mundi, na Universidade de Coimbra, em Portugal, cantando e atuando no país no ano de 2016. Ex-integrante do Grupo Aruanda, representou o Brasil em festivais nacionais e internacionais de cultura popular. A artista quer provar que em Minas Gerais tem axé e leva isso em sua essência.

  • Botão Voltar ao topo
    Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.