Banner Grande Aprendiz
Banner grande Aprendiz 2
Banner grande Aprendiz 3

Campeonato Mineiro de Xadrez encerra consagrando dois campeões

O Campeonato Mineiro de Xadrez definiu os campeões da temporada 2018. A última rodada, que começou no dia 30 de novembro e encerrou no último domingo (02/12), na sede do Olympic Clube, consagrou Nataniel Mota, campeão no Absoluto, e Haruna Hama, campeã no feminino.

O torneio foi dividido em cinco rodadas. Ao final da terceira etapa, 14 atletas tinham chances reais de ganhar o título. Em depoimentos após o torneio, a grande maioria dos enxadristas disseram que a organização do evento foi de alto nível e que as disputas foram bastante intensas, com jogadores muito qualificados. “O xadrez de Minas Gerais está com uma qualidade e nível bastante elevados”, afirmou a presidente da Federação Mineira de Xadrez, Luciane Sepúlveda Viana.

O torneio foi organizado pela Liga Regional de Xadrez (LRX) Mata-Vertentes, que agrega atletas de várias cidades das regiões Zona da Mata e Campo das Vertentes (Barbacena, Juiz de Fora, São João Del Rei, Lavras, São João Nepomuceno e Lavras).

O campeão Nataniel Mota, de 28 anos, é sargento do Exército Brasileiro. Natural de Três Corações, ele joga xadrez desde os seis anos de idade. Venceu seu primeiro torneio aos 11, no Campeonato Estadual Jogos da Juventude, disputado em Ipatinga.

Em 2018, Nataniel venceu o Brasileiro por categoria Under 1800, que lhe concedeu o título de Mestre Nacional no Xadrez. Também neste ano, o enxadrista venceu o Campeonato Sul Mineiro. Sobre o título de Mestre Nacional, Nataniel conta que foi um campeonato muito importante. “Na primeira rodada perdi por chegar atrasado, num engarrafamento em São Paulo. Sabia que para ganhar o título teria que vencer todas as outras partidas”. Depois de vencer as seis partidas seguintes e ficar com o título de campeão, Natanieldesaca que “ficou o aprendizado de nunca desistir e sempre acreditar”.

A campeã desta edição, Haruna Hama, que também éPaisagista e Arquiteta, divide seu tempo entre o xadrez e o escritório onde trabalha com projetos paisagísticos e ambientais. “Aprendi a jogar com meu pai aos 14 anos e meu primeiro torneio foi aos 16. Tenho sete irmãos, todos jogam xadrez, porém só eu frequento torneios”, afirma a tri-campeãmineira, de 27 anos. Ela venceu o Mineiro Feminino em 2015, 2017 e 2018. Haruna Hama ainda consegue tempo para fazer aulas com o professor Júlio Lapertosa, na Casa do Xadrez, e para dar aulas às crianças no mesmo espaço, aos sábados.

Além do tri-campeonato Mineiro Feminino, Haruna venceu o Mineiro Juvenil e o Brasileiro Juvenil, ambos em 2010. Foi também campeã mineira do Rápido-Feminino e do Blitz Absoluto, em 2016. “O Campeonato Mineiro 2018 foi um torneio de alto nível, muitos jogadores bons, a organização foi ótima e o salão de jogos muito bem localizado. Poder jogar ao lado de excelentes jogadores foi muito bom para meu crescimento como jogadora, estou muita grata e feliz pela oportunidade”, sinalizou.

Mineiro Blitz 2018

No próximo dia 22, Barbacena volta ao cenário do Xadrez de Minas Gerais e abre as portas da cidade para a disputa do Mineiro Blitz 2018. Segundo os organizadores da LRX, por ser um torneio mais informal a disputa será no Plaza Shopping, no Centro de Barbacena. A primeira rodada começa às 14h e todos os detalhes estão nas páginas da FMX e da LRX. Acesse www.fmx.org.br ou www.xadrezmatavertentes.com.br.

 

Por: Lucas Di Capri. 

Os comentários estão desativados.

Banner Grande Podologia 1
Banner 2 Podologia – Grande