• Campeão de tudo! São Paulo empata com o Flamengo e conquista a Copa do Brasil pela primeira vez

    Siga a página do colunista @bola.no.campos no Instagram

    Foto: @bola.no.campos/Instagram

    A almejada Copa do Brasil era o único título que faltava na colossal e magnífica galeria de troféus do São Paulo. O clube tinha batido na trave em 2000, quando foi derrotado na grande final para o Cruzeiro de Marco Aurélio.

    Todavia, a espera para a especial e inédita conquista do tricolor paulista terminou no último domingo (24), com o empate por um a um com o Flamengo! Uma tarde simplesmente inesquecível no Morumbi!

    O Mengão inaugurou o placar com o atacante Bruno Henrique, mas o meio-campista Rodrigo Nestor empatou ainda nos acréscimos da etapa inicial com um gol antológico!

    Para ficar com o título, a equipe de Dorival Júnior se valeu da vantagem construída na primeira partida da grande decisão, quando venceu no Maracanã por um a zero – tento de Jonathan Calleri (2 a 1 no agregado).

    Escalações:

    São Paulo: Rafael, Rafinha, Arboleda (Diego Costa), Beraldo e Caio Paulista (Wellington); Pablo Maia, Alisson (Gabriel Neves), Rodrigo Nestor (Luciano), Wellington Rato (Michel
    Araújo) e Lucas Moura; Calleri.

    Técnico: Dorival Júnior.

    Flamengo: Rossi, Wesley, Fabrício Bruno, Léo Pereira e Ayrton Lucas; Pulgar, Thiago Maia (Luiz Araújo), Gerson (Victor Hugo) e Arrascaeta (Everton Ribeiro); Pedro (Gabigol) e Bruno
    Henrique.

    Técnico: Jorge Sampaoli.

    O Jogo:

    Primeiro tempo

    Precisando modificar o panorama do confronto, o Flamengo começou a partida melhor e muito mais organizado do que em partidas anteriores. Tanto que teve boas oportunidades antes de abrir realmente o placar!

    Logo no primeiro minuto, Gerson ganhou pelo alto de Robert Arboleda e Pedro saiu na cara de Rafael! O atacante rubro-negro tentou encobrir o arqueiro, mas sem sucesso!

    Aos 18, Gerson recebeu um ótimo passe de Ayrton Lucas, conseguiu cortar o defensor Lucas Beraldo, mas a finalização com o pé esquerdo foi fraca e defendida tranquilamente por Rafael! Uma chance extremamente clara perdida!

    Aos 35 minutos, Wellington Rato levou muito perigo para a baliza do Flamengo com um arremate de fora da área, o qual passou perto, por cima do gol!

    Com 37 minutos jogados, Lucas Moura mandou uma bicicleta dentro da área e quase inaugurou o marcador para o Soberano! Uma jogada plástica, que passou à direita da meta defendida por Rossi!

    Aos 40, Pedro arriscou um chute de maneira colocada buscando o ângulo de Rafael! E a bola foi muito próxima do gol!

    Nos mesmos quarenta minutos, Bruno Henrique acendeu uma chama de esperança ao torcedor do Flamengo! Erick Pulgar finalizou e rendeu uma ótima intervenção de Rafael! A pelota bateu na trave e encontrou o camisa 27! Um a zero!

    No entanto, a resposta do São Paulo foi muito célere! Em cobrança de falta, Wellington Rato jogou a bola para dentro da área, Rossi socou para longe e Rodrigo Nestor, num lindo chute de primeira, balançou as redes rubro-negras! O tento foi um balde de água fria nos planos de Sampaoli! Um a um!

    Segundo tempo

    Aos dois minutos da etapa final, o Flamengo avançou pelo lado direito, conseguiu o cruzamento e, na sobra, Fabrício Bruno chutou de primeira para fora!

    O São Paulo quase matou o jogo aos 41 minutos, em um contra-ataque! Lucas Moura construiu uma grande jogada e passou para Luciano! Apesar da zaga do Mengão estar totalmente desarrumada, o atacante do tricolor mandou para fora!

    No último suspiro, Ayrton Lucas arrancou da esquerda para o meio e bateu de direita no canto, mas Rafael segurou com firmeza! Foi a defesa que sacramentou o título, e que certamente virará um pôster no quarto de inúmeros torcedores do São Paulo!

    Com o empate construído no primeiro tempo, o São Paulo abaixou suas linhas, apertou a marcação, e viu o Fla circular mais a bola, com o intuito de fazer o gol! No entanto, o tento nunca aconteceu, apesar das substituições de Jorge Sampaoli! O Soberano botou fôlego novo no time e não aproveitou a boa chance que teve!

    No fim, não importou! Quando o árbitro Bráulio da Silva Machado soou o apito, a festa tomou conta do Estádio Cícero Pompeu de Toledo e a torcida gritou o grito de campeão! Parabéns pela
    conquista da Copa do Brasil, São Paulo!

    Considerações finais:

    Após a partida, é evidente pontuar que o título da Copa do Brasil coroa o retorno triunfal de Lucas Moura ao São Paulo! O mesmo tinha conquistado o último título mais relevante do tricolor, a Copa Conmebol Sudamericana de 2012! A conquista também reforça o trabalho espetacular de Dorival Júnior e demais jogadores! Um título merecido!

    Por outro lado, para o Flamengo, este é o sexto título perdido na temporada, o segundo sob o comando de Sampaoli. Resta apenas o Brasileirão, mas a conquista é vista como improvável porque a distância para o líder Botafogo é de 11 pontos! O Mengão peca por ter um treinador que não apresenta nenhum critério lógico em suas escalações e dirigentes cegos no que tange à situação atual do clube!

    Com esses elementos, o ano de 2023 do Mengão só poderia gerar um único cenário: uma completa catástrofe!

  • Botão Voltar ao topo
    Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.