Campanha PIX Solidário: Muleta precisa de ajuda
A campanha é para custear o tratamento de DPOC e cardiomegalia
Familiares e amigos de José Ostaquio, mais conhecido como Alemão ou Muleta, estão realizando uma campanha de arrecadação para custear o tratamento da doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) e também a cardiomegalia (coração grande). O barbacenense ficou 65 dias no hospital, sendo 55 deles no Centro de Terapia Intensiva (CTI) entubado. Ele perdeu a capacidade de andar, falar e está fazendo a alimentação através da sonda.
Atualmente, ele faz o uso de três aparelhos, que são o Bipap, o concentrador e também o umidificador, sendo esses os responsáveis pela passagem de oxigênio. “Esse aparelho a gente conseguiu emprestado pelo SUS, mas no dia que trouxeram deixaram quebrar as mangueiras, então a gente vai comprar o kit todo”, declarou a filha dele, Geovana Alexandra.
De acordo com ela, José teve um grande sangramento pela traqueostomia, que é um procedimento cirúrgico que consiste em uma abertura realizada na traqueia com a inserção de um tubo que permite a passagem do ar. Por esse motivo, foi necessário que ele retornasse ao hospital.
“No momento ele depende muito de cuidado. Minha mãe teve que sair do trabalho pra poder cuidar dele, então acabou que é só a aposentadoria dele pra cuidar de tudo, aí a gente está fazendo esse PIX solidário pra poder ter o dinheiro pra pagar a fisioterapeuta e encomendar essa peça que quebrou do concentrador”, explicou Geovana.
Até o momento, eles conseguiram comprar o material de curativo, almofada de gel, além do necessário para que a alimentação seja possível pela sonda. No entanto, ainda são necessárias sondas, seringas, luvas, fraldas, medicação, entre outros.
Os interessados em doar pela vaquinha online podem clicar aqui ou também é possível realizar uma transferência pelo PIX gegesantana03@gmail.com.