Campanha “Janeiro Branco” aborda a saúde mental em Barbacena
A cor escolhida é motivada pelo início do novo ano
O município de Barbacena atualmente é referência em debates com a temática da saúde mental, discutido por comunidades científicas e acadêmicas de todo o mundo. Por esse motivo, a cidade está aderindo à campanha “Janeiro Branco”, que visa discutir o tema.
A cor foi escolhida motivada pelo início de um novo ano, em que as pessoas repensam suas vidas e tudo ao seu redor. A ideia principal é que, como em uma folha em branco, as pessoas possam reescrever suas próprias histórias.
Em Barbacena são oferecidos diversos serviços relacionados a esse tema, através da Secretaria Municipal de Saúde (SESAP), são eles: Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) Infantojuvenil, Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) AD III (Álcool e outras drogas) e Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) III (Transtorno Mental), sendo que esses dois últimos oferecem atendimento 24h, todos os dias da semana.
Há também o serviço de residência terapêutica, um total de 27 casas, destaque na imprensa internacional no ano passado, através do jornal europeu El Pais. O Hospital da Santa Casa de Misericórdia também tem disponíveis 10 leitos exclusivos de Saúde Mental e, oferecidos pela Prefeitura, há o Centro de Convivência e Cultura, destinado a saúde mental.
Com informações da Prefeitura de Barbacena