Banner 2 grande Sebrae 1 a 17 Novembro
Banner Grande Sebrae 1 a 17 Novembro

Campanha de vacinação contra brucelose e aftosa bovina atinge números memoráveis em Ressaquinha

Foto: Reprodução/Internet.

A equipe da Secretaria Municipal de Agropecuária de Ressaquinha, com o propósito de realizar a vacinação contra brucelose bovina, percorreu o município visitando todas as 296 propriedades cadastradas junto ao IMA (Instituto Mineiro de Agropecuária) para efetuar a vacinação.
O município é um dos pioneiros e ainda um dos poucos na região a oferecer de forma totalmente gratuita a vacinação, onde a equipe faz questão de visitar todas as propriedades cadastradas, para a excelência em seus trabalhos e na realização da mesma.
A brucelose é uma doença infecto-contagiosa provocada por bactérias do gênero Brucella. Este grupo é composto por seis espécies, sendo os bovinos acometidos pela Brucellaabortus. Trata-se de uma zoonose por produzir infecção nos animais e no homem.
Na pecuária leiteira é causadora de abortos, repetições de cio, nascimentos prematuros e queda na produção de leite. Ela gera prejuízos econômicos significativos na pecuária leiteira relacionados à diminuição da eficiência do rebanho (por piora dos índices reprodutivos e produtivos) e perda da credibilidade da unidade de produção. Pesquisas mostram que a brucelose pode ser responsável pela queda de 25% na produção de leite e pela redução de até 15% na produção de bezerros.
A transmissão da brucelose ao homem ocorre pelo contato do agente com mucosas ou soluções de continuidade da pele. A ingestão de leite cru ou de produtos lácteos não submetidos a tratamento térmico adequado, bem como o consumo de carne crua com restos de tecido linfático provenientes de animais infectados são os maiores riscos à saúde pública.

Foto: Arquivo.

 

Banner Grande Podologia 1
Banner Aplicação
Banner Grande Aprendiz 28/06/2019

Os comentários estão desativados.