Campanha Agosto Azul Vermelho: cuidados com a saúde vascular
Especialistas chamam a atenção para os cuidados com a saúde vascular e realizam atividades em todo o país
A Campanha Agosto Azul Vermelho é uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV) para informar a população sobre os cuidados com a saúde vascular e incentivar a prevenção e tratamento. A escolha das cores se inspirou em como são, geralmente, representadas as nossas veias (azul) e as artérias (vermelho). O lançamento foi feito com um vídeo da atriz Cláudia Raia e tem a participação de diversos artistas de todo o Brasil.
A Regional mineira (SBACV MG) apoia a campanha em Minas. Para marcar o tema, a sede da Associação Médica de Minas Gerais (AMMG) será iluminada de vermelho e azul na segunda quinzena de agosto. Na próxima quinta-feira, o dia 19/08, às 19h30, ainda será realizada uma LIVE, via Canal do YouTube Saúde Vascular da SBACV MG (https://www.youtube.com/channel/UCLNtmfdJdPI3snXCiZxti1A/featured), aberta ao público em geral, abordando a doença arterial periférica, trombose, varizes, pé diabético a acidente vascular cerebral (AVC).
De acordo com o presidente da SBACV MG, Mateus Borges, é fundamental ter um marco de ação pela saúde vascular. O angiologista explica que com o avanço da Covid-19 no Brasil e a veiculação constante da sobrecarga dos sistemas de saúde levaram as pessoas a se retrair e descuidar de problemas crônicos ou mesmo agudos, dentre eles as afecções do sistema circulatório.
Borges destaca que portadores de diabetes com complicações vasculares, doenças arteriais periféricas, tromboses venosas ou arteriais, insuficiência venosa crônica, usuários de anticoagulantes, portadores de feridas como úlceras em membros inferiores, pessoas com aneurismas, dentre inúmeras outras doenças vasculares ao negligenciá-las podem ocasionar um avanço para suas formas mais graves e apresentar uma evolução desfavorável.
O especialista reforça que a SBACV MG vê com preocupação a redução da procura para o acompanhamento das doenças vasculares. “Hoje, o cirurgião vascular tem ferramentas em seu consultório que permitem o diagnóstico e o pronto tratamento de algumas afecções vasculares evitando a necessidade de internação e de aumento da sobrecarga dos hospitais. Por isto, a importância do diagnóstico precoce e instauração dos cuidados devem ser tomados o quanto antes.”
O especialista afirma que algumas doenças podem ter seu tratamento adiado, mas é fundamental que isto seja feito após avaliação e aconselhamento de um profissional capacitado para separar o que são problemas emergenciais, o que são urgências e o que pode ser postergado sem maiores prejuízos para os pacientes.
Tire algumas dúvidas
Durante a gravidez, é comum que as gestantes sofram com alguns problemas vasculares?
Sim. Isso acontece devido a elevação nos hormônios, que provoca fragilidade nas paredes dos vasos, além de promover a vasodilatação. Com alguns cuidados, é possível prevenir os problemas vasculares.
Anticoncepcional pode causar varizes?
Sim. Mas, antes de parar de tomar, saiba que é possível evitar as varizes e ainda se proteger de uma gravidez indesejada. O anticoncepcional facilita o surgimento das varizes, mas é preciso considerar outros fatores, como o histórico familiar e hábitos saudáveis. Converse com o seu médico sobre qual anticoncepcional é mais indicado para você!
A panturrilha diz muito sobre a nossa saúde?
Sim. O nosso corpo faz um esforço gigantesco para manter o sangue circulando e, para isso, as panturrilhas precisam estar em movimento, para que o sangue retorne ao coração, em um movimento de baixo para cima. Escolha um exercício que faça, a partir da contração e do relaxamento dos músculos das pernas, o bombeamento do sangue de volta para o coração com mais força.
Os homens tem varizes?
Sim. Apesar de ser uma doença mais frequente em mulheres, até um quinto dos homens vai apresentar algum grau da doença até o final da vida. Costumam ocorrer com maior frequência nos sedentários, obesos e que trabalham muito tempo em pé ou sentados, na maior parte dos casos em combinação com uma tendência hereditária.
O AVC é considerado grave? É a doença que mais mata no Brasil
Sim. O acidente vascular pode ser classificado entre leve, moderado ou grave de acordo com a severidade e duração dos sintomas e sequelas. As doenças cardiovasculares são as primeiras causas de óbitos no Brasil, e incluem infarto do miocárdio e acidente vascular cerebral.
Fonte: SBACV