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Câmara dos Dirigentes lojistas (CDL) destaca importância das relações entre fornecedores e o mercado consumidor

CDL

Na última sexta-feira (15/03) foi celebrado o dia do consumidor. A data instituída pela primeira vez em 1962 pelo presidente americano John Kennedy serviu como marco para a proteção dos interesses de consumidores americanos. Na época, quatro direitos fundamentais foram oferecidos aos consumidores: segurança, informação, escolha e direito a ser ouvido.  23 anos depois a Organização das Nações Unidas reconheceu a data de 15 de março como o dia Mundial do Consumidor.

No Brasil, os direitos do consumidor passaram a ser protegidos por lei em 1990, entrando em funcionalidade apenas em 11 de março de 1991. Com a legislação para os consumidores foi criado o Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), presente em todos os municípios do país, atuando como mediador entre clientes e fornecedores, na solução de situações-problemas.

Em Barbacena, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Barbacena (CDL) também atua em prol das relações entre consumidores e fornecedores. O órgão celebrou a data destacando a importância da relação entre lojista e clientes: “O Dia do Consumidor é uma data de suma importância no comércio. A CDL Barbacena reconhece que o consumidor é o motivo pelo qual nos empenhamos todos os dias. Neste sentido, buscamos dentro de nossas possibilidades, fomentar campanhas e ferramentas aos nossos associados de forma que o benefício recebido possa ser transmitido ao consumidor.

Fundada em outubro de 1969 o órgão sediado no Centro de Barbacena comemora neste ano, 50 anos de atividades, trocando informações e idéias, prestando serviços e cooperando com as outras entidades de nossa cidade, a fim de fortalecer o comércio e consequentemente oportunizar benefícios a todos.

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