Câmara Municipal volta ao Palácio da Revolução Liberal
Após mais de um ano, o Legislativo Municipal volta à sua casa: o Palácio da Revolução Liberal. A partir de hoje (15/12), os setores administrativos da Câmara, bem como o plenário onde acontecem as sessões ordinárias do Legislativo retomam suas atividades no Centro de Barbacena, à Praça dos Andradas, 112.
Devido às fortes chuvas de outubro de 2021, que danificaram as estruturas do telhado do prédio histórico que abriga a Câmara, o Legislativo de Barbacena passou a desenvolver suas atividades na Casa do Cidadão, no bairro São José, sendo que parte dos setores administrativos foi transferida ao edifício que abrigou a antiga sede da Receita Federal, à rua Getúlio Vargas, no Centro de Barbacena.
Após mais de um ano de reformas estruturais no telhado do prédio Palácio da Revolução Liberal, bem como ajustes necessários na parte elétrica, pintura e internet, a sede do Legislativo Municipal recebeu todas as documentações necessárias à utilização do espaço, com total segurança para seus funcionários e visitantes.
Atualmente, o Palácio da Revolução Liberal possui todos os laudos de segurança necessários, da Diretoria Municipal de Defesa Civil e também o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (AVCB).
Hoje (15/12), às 19h30, acontece no plenário da Câmara Municipal a primeira sessão ordinária do Legislativo de Barbacena, após o retorno ao Palácio da Revolução Liberal. A sessão é aberta ao público – presencialmente, respeitando a capacidade máxima do segundo piso do prédio – e transmitida ao vivo, pela internet, pela Estação Minas e Fanpage da Câmara Municipal de Barbacena.
De acordo com o Vereador Professor Nilton Cezar de Almeida, Presidente da Câmara, o término da obra do telhado foi uma grande conquista. “Estamos de volta a nossa casa: o Palácio da Revolução Liberal. Após desafios complexos, conseguimos terminar a obra, com muito orgulho, entregar a Barbacena um de seus prédios mais antigos. É a gestão 2022 do Legislativo Municipal, trabalhando de maneira atuante e transparente”, concluiu.
PALÁCIO DA REVOLUÇÃO LIBERAL
O Palácio da Revolução Liberal é uma construção típica da época colonial, anterior ao de 1789. O edifício foi adquirido em 1796 pelo Senado da Câmara da Vila de Barbacena de seu antigo proprietário, João Afonso Rodrigues, quando passou a ser usado para fins públicos.
O projeto arquitetônico, embora não documentado, é atribuído ao conhecido construtor português José Fernandes Pinto de Alpoim, que fez fama como construtor dos grandes prédios públicos das Minas Gerais do século XVIII.
Em 1979, numa iniciativa do ex-vereador Amarílio Andrade que presidia a Casa, foi promovida a Independência Econômica e Administrativa da Câmara, e a edificação teve a sua denominação mudada para Palácio da Revolução Liberal em memória a este levante de 1842, que marcou a história do Município.
Teve seu tombamento realizado através do Decreto nº 2.269, de 12 de novembro de 1987. No início deste século, a fachada do prédio sofreu uma modificação na sua arquitetura, onde foi acrescida uma platibanda em estilo neoclássico e alguns desenhos em cima das portas das sacadas. Nos anos 1970, o prédio foi restaurado, tendo estes elementos decorativos sido retirados, voltando assim ao seu aspecto original.
Para a comunidade barbacenense, a edificação é de grande importância histórica, por ter sido palco de várias decisões políticas em nível municipal e nacional, na época do Império e por onde passaram grandes personagens da história política brasileira.
Com informações da Câmara Municipal