• Câmara Municipal realiza entregada Ordem do Mérito Legislativo

    Personalidades de destaque foram homenageadas no último sábado (14/08)

    A Câmara Municipal de Barbacena realizou no último sábado (14/08), durante as comemorações do 230º aniversário da cidade, uma sessão solene para a entrega da Ordem do Mérito Legislativo de Barbacena. O prêmio foi criado pelo Decreto Legislativo 469, de 16 de julho de 1998, e tem por finalidade agraciar às pessoas físicas ou jurídicas, nacionais ou estrangeiras, que pelos serviços e méritos excepcionais prestados ao Município, estado ou Nação, tenham se tornado merecedoras deste reconhecimento.

    Instituída nos graus Grande Mérito, Mérito Especial e Mérito, a insígnia da Ordem traz na sua face a representação da Coluna da Liberdade, e no verso, o Palácio da Revolução Liberal, sede do Poder Legislativo Municipal.

    O evento, este ano, foi realizado na Igreja do Evangelho Quadrangular. Um dos motivos foi o respeito as medidas de segurança em saúde, devido a pandemia do novo Coronavírus, uma vez que o templo possui um espaço mais amplo que a Câmara Municipal de Barbacena.

    A cerimônia contou com a participação da Banda de Música da 13ª Região da Polícia Militar, que ao som do Hino Nacional Brasileiro e do Hino de Barbacena, deu início ao evento.

    Logo em seguida, após abertura e benção realizada pelo ex-vereador e pastor da Igreja do Evangelho Quadrangular, Johnson Marçal, a primeira medalha foi entregue, por indicação do vereador Prof. Newton, ao prefeito de Barbacena, Carlos Du, que foi agraciado na categoria Grau Grande Mérito.

    Na ordem, também agraciados com a categoria Grau Grande Mérito, foram Dr. Frederico de Castro Escaleira (Médico Oncologista e Deputado Federal), indicado pelo vereador Glauber Milagres Gava; Brigadeiro do Ar Paulo Ricardo da Silva Mendes, indicado pelo vereador Roberto José Andrade; Coronel PM Robson Garrido de Paiva Silva (Comandante da Décima Terceira Região de Polícia Militar), indicado pelo vereador Sandro Heleno.

    Logo em seguida, foram agraciados com o Grau Mérito Especial o Tenente-coronel Noir Antônio Ferreira Armond (Chefe do Estado Maior da Décima Terceira Região PM), indicado pelo vereador Sandro Heleno; o Tenente-coronel Ademir Siqueira de Faria (Comandante do Nono Batalhão de Polícia Militar), indicado pelo vereador Odair Ferreira; Fábio Afonso Borges de Andrada (Reitor da Universidade Presidente Antônio Carlos), também indicado pelo vereador Odair Ferreira; Geraldo Magela Nogueira e sua esposa Zélia (Gestores da UNIUBE Polo Barbacena), indicados pelo vereador Glauber Milagres; Márcio Lúcio Godoy Turqueti (Pastor da Igreja do Evangelho Quadrangular), indicado pelo vereador Odair Ferreira.

    Agraciados no Grau Mérito foram o Capitão BM Ronaldo Rosa de Lima (Subcomandante da Segunda Companhia Independente de Bombeiro Militar de Minas Gerais), indicado pelo vereador Prof. Newton; Wagner de Oliveira (Jornalista da TV Bandeirantes e Publicitário), indicado pelo vereador Glauber Milagres; Desportista Wenceslau Resende Assunção (Crônico Esportivo e ex-presidente do Andaraí E. Clube.), indicado pelo vereador Odair Ferreira; o Empreendedor Social Giovanni Tarcísio de Souza (Presidente da Associação Renovação Cidadã Organizada de Membros da Sociedade Civil (ARCOM-SC)), também indicado pelo vereador Odair Ferreira e Cláudio Fernandes do Nascimento (Militar do Quadro da Reserva do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais), indicado pelo vereador Sandro Heleno.

    Ao final da entrega dos Méritos, a Banda de Música da 13ª Região da Polícia Militar executou a canção “Cidade das Flores”, em alusão aos 230 anos de Barbacena.

    O presidente da Câmara de Barbacena, Pastor Ewerton Horta, ressaltou a importância da homenagem e o reconhecimento aos agraciados. “A Medalha da Ordem do Mérito Legislativo Municipal de Barbacena tem por finalidade galardoar as pessoas físicas ou jurídicas, que pelos serviços e méritos excepcionais prestados ao Município, Estado ou Nação tenham se tornado merecedoras do Especial Reconhecimento da Câmara Municipal de Barbacena. Todos os homenageados são Seres Humanos íntegros, alinhados com o propósito maior de levar o nome de Barbacena pelos quatro cantos do mundo. A todos eles, em nome da Câmara Municipal de Barbacena, o nosso muito obrigado.”, afirmou.

    Para um dos homenageados, o repórter Wagner de Oliveira, da Band Minas, o momento foi de orgulho e agradecimento pelo reconhecimento ao seu trabalho. “É um orgulho imenso receber a  Medalha de Ordem do Mérito Legislativo Municipal de Barbacena. Além de ser apaixonado por Barbacena, cidade que vim morar e estudar aos 15 anos de idade, é a cidade que além de amar sou grato. Grato pelas oportunidades que tive na vida e nos estudos e pelas amizades conquistadas. Aqui eu me formei no Colégio Estadual e depois na UNIPAC e depois foi buscar graduações na minha área. Se hoje eu sou um jornalista reconhecido pelo meu trabalho e por está em uma grande emissora eu devo tudo aos amigos, familiares, mestres e professores das instituições que estudei e principalmente sou grato aos mestres que a vida me deu. Muita gratidão a todos por esse momento.” afirmou o jornalista.

    Economia

    O evento para a entrega da Medalha da Ordem do Mérito Legislativo de Barbacena deste ano foi realizado na Igreja do Evangelho Quadrangular, no bairro São José, devido aos protocolos de distanciamento social e a estrutura física do local, que abrigou, com segurança e distanciamento, todos os convidados, os homenageados, a imprensa e os militares da Banda de Música da 13ª Região da Polícia Militar.

    A Câmara Municipal de Barbacena solicitou à Igreja do Evangelho Quadrangular sua estrutura para receber o evento de entrega da Ordem do Mérito Legislativo, por conta dos protocolos de segurança e saúde para o enfrentamento da Covid-19.

    O bispo da Igreja do Evangelho Quadrangular e ex-vereador Johnson Marçal, atendeu prontamente a solicitação da Câmara Municipal, visto que as instalações da Igreja estão 100% ajustadas para o distanciamento social.
    A Câmara Municipal informa que não houve nenhum gasto de dinheiro público para pagamento do local do evento, uso de som, luz e estrutura. A Igreja do Evangelho Quadrangular cedeu suas instalações, por entender a importância do evento para a cidade e região, bem como em contribuir com o evento que celebrou os 230 anos de Barbacena.

     

  • Botão Voltar ao topo
    Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.