Cabo do 9º BPM lança livro sobre mulheres em biografias de presidentes militares
Nesta quarta-feira (30/11), acontecerá o lançamento do livro “Figuras Femininas em Biografias de Presidentes Militares”, escrito pela Cb Clarice Condé, lotada no 9º Batalhão da Polícia Militar (BPM), em Barbacena. O evento acontecerá na Câmara Municipal de Ressaquinha, localizada na Avenida Princesa Isabel, nº 44, no Centro.
A obra tem como objetivo principal identificar as mulheres presentes nas biografias estudadas e mostrar a implicação delas na construção dos perfis dos biografados. A obra é fruto da pesquisa de mestrado em Letras – Teoria Literária e Crítica da Cultura, pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), realizada pela militar, sob a orientação da professora Dra. Dylia Lysardo Dias.
O estudo concebe as biografias como espaço no qual se articulam saberes diversos: trajetórias de vida, militarismo, história do Brasil, história das mulheres e a inserção da figura feminina permeando todo esse contexto e nele atuando. Através das histórias que enfatizam figuras masculinas “presidentes militares”, desta vez o enfoque será dado na busca de enxergar o feminino. Evidenciadas pela presença ou ausência, as mulheres identificadas em “Castello, a marcha para a ditadura” e em “Geisel, do tenente ao presidente”, são reveladas outras facetas dos biografados em questão, que vão além do imaginário que os vincula ao universo masculino-militar.
Ao discorrer sobe a trajetória da mulher brasileira e os modos como ela aparece nas obras em análise, ficou evidenciada a subalternidade da mulher perante o homem, como uma construção social, a partir dos papéis socialmente definidos para cada um. Embora as mulheres não tenham sido apresentadas em destaque na trajetória dessas personalidades, o movimento de presença-ausência tem fortes implicações na construção do perfil dos biografados, revelando facetas outras deles, sobretudo sentimentais.