Brigadeiro Infantaria Okada ministra palestra na EPCAR
O Brigadeiro foi aluno da Turma de 1984 da EPCAR
O Chefe da Subchefia de Preparo de Operações Terrestres do Comando do Preparo da Aeronáutica, Brigadeiro Infantaria Alexandre Okada, ministrou palestra na Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), sediada em Barbacena, na tarde da última quarta-feira (18/09).
O evento contou com a presença do Comandante da EPCAR, Brigadeiro do Ar André Luiz Alves Ferreira, dos militares da comitiva do Comando de Preparo da Aeronáutica (COMPREP), dos alunos do Curso Preparatório de Cadetes do Ar (CPCAR), além dos militares do Grupo de Segurança e Defesa de Barbacena (GSD-BQ).
Durante a apresentação, o Oficial-General falou sobre a missão da Infantaria da Aeronáutica, defesa antiaérea, operações especiais, autodefesa de superfície e a progressão operacional na carreira do Oficial.
Para o Brigadeiro Infantaria Okada, aluno da Turma de 1984 da EPCAR, essa é uma explanação de suma importância para que os participantes conheçam as áreas de atuação da Infantaria da Aeronáutica e como ela contribui nas missões atribuídas à Força Aérea Brasileira (FAB). “A Infantaria da Aeronáutica está presente em todas as regiões do território nacional. Os militares de Infantaria exercem diversos tipos de atividades, desde a Garantia da Lei e da Ordem até a Defesa Antiaérea. Portanto, considero extremamente importante levar ao conhecimento dos futuros líderes da Força Aérea essas informações atualizadas sobre nossa distinta Infantaria”, resumiu.
Em suas palavras, o Brigadeiro do Ar André Luiz destacou a relevância das atividades executadas pelo COMPREP e agradeceu ao Oficial-General pela disponibilidade e apresentação.
No encerramento, a comitiva interagiu com os militares e conheceu as instalações do GSD-BQ.
Infantaria da Aeronáutica
A Infantaria da Aeronáutica possui três áreas de atuação básicas: Segurança e Defesa (SEGDEF), Defesa Antiaérea (DAAE) e Operações Especiais (OpEsp). Cada uma delas agrupa um conjunto de Ações de Força Aérea específicas. A área de SEGDEF inclui Segurança das Instalações, Polícia da Aeronáutica e Autodefesa de Superfície. A DAAE corresponde a Ação de Autodefesa Antiaérea. As OpEsp abrangem as Ações Diretas, o Reconhecimento Especial, o Contraterrorismo e o Guiamento Aéreo Avançado.
A Infantaria atua, ainda, na área de Busca e Salvamento (SAR), integrando as Equipes de Resgate daquela Aviação, participando das Ações de Busca e Salvamento e de Busca e Salvamento em Combate.