

BR-040 não registrou acidentes fatais durante o feriado
Ao todo, 649 atendimentos foram realizados

Entre os dias 17 e 21 de abril, durante o feriado prolongado da Semana Santa e de Tiradentes, a BR-040, entre Belo Horizonte e Juiz de Fora, registrou um aumento de 34% no volume de tráfego em comparação aos dias normais. A EPR Via Mineira, concessionária que administra o trecho, realizou uma operação visando aumentar a segurança e informou o resultado, que não registrou vítima fatal em acidentes no local.
As equipes de monitoramento e atendimento estavam disponíveis 24h por dia ao longo dos 232 km sob concessão. Ao todo, foram prestados 649 atendimentos aos usuários, com destaque para 316 panes mecânicas, 210 guinchamentos, 48 panes elétricas e sete ocorrências de pane seca — situações que ainda exigem atenção redobrada por parte dos condutores.
O gerente de Operações da EPR Via Mineira, Anderson Finco, destacou a importância das ações durante o período de aumento de fluxo, registrado principalmente nos perímetros urbanos de Nova Lima, Congonhas, Conselheiro Lafaiete e no trecho entre Barbacena e Santos Dumont. “O feriado movimenta um grande número de motoristas nas rodovias e a nossa operação especial foi fundamental para garantir que todos pudessem viajar com mais segurança na BR-040. Mesmo com um fluxo acima do esperado, conseguimos um resultado extremamente positivo. A ausência de vítimas fatais é o maior reflexo do trabalho em conjunto entre nossa equipe, a PRF e os usuários”, afirmou.
Como parte da operação, a concessionária, em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), também realizou ações educativas em Juiz de Fora e Itabirito, onde as equipes abordaram mais de 170 pessoas. A iniciativa reforçou a importância da direção defensiva, do uso do cinto de segurança e da checagem preventiva das condições do veículo antes de pegar a estrada.


