Bombeiros de São João del-Rei combatem incêndios em vegetação
Chamas atingiram mata às margens da BR 494, além de um grande terreno na Caieira
Militares do Corpo de Bombeiros de São João del-Rei foram acionados, na tarde deste sábado (09/07), para o atendimento de duas ocorrências de incêndio em vegetação. No primeiro dos casos, as chamas atingiram uma área às margens da BR 494, na Colônia do Bengo. Com o uso de abafadores, os Bombeiros conseguiram controlar o fogo, eliminando o risco de acidentes no local.
Logo em seguida, a equipe se deslocou para o bairro Caieira, onde um grande incêndio tomou uma mata, gerando grande quantidade de fumaça e risco às residências próximas. Com o uso de mangueiras de combate à incêndios e de abafadores, a equipe conseguiu eliminar as chamas, que queimaram uma área de aproximadamente 2,5 hectares.
De acordo com o Sargento César, chefe da equipe que atendeu as ocorrências, “O primeiro dos casos envolvia, além dos danos causados pelas chamas em si, o risco de acidentes gerados pela falta de visibilidade devido à fumaça. Por isso, a ação rápida foi fundamental para garantir a segurança do tráfego pela rodovia”. Ainda segundo o Sargento, enquanto a equipe concluía o atendimento desta ocorrência, a central fez o acionamento para um outro incêndio.
Desta vez, uma grande área de vegetação estava em chamas na Caieira. Sobre esta ocorrência, César afirma que “Nos deslocamos imediatamente para este local e, quando chegamos, nos deparamos com uma grande área já tomada pelas chamas. Em alguns pontos, foi possível realizarmos o combate com o uso de água do nosso caminhão. Porém, a maior parte do trabalho teve que ser feita com o uso de abafadores, uma vez que eram locais de mais difícil alcance”. De acordo com os Bombeiros, o fogo queimou uma área de cerca de 25000 metros quadrados.
Fonte: Bombeiros de São João del-Rei.