Bombeiros capturam cobra de mais de 2 metros em São João del-Rei
Animal da espécie caninana tinha mais de 2 metros
Militares do Corpo de Bombeiros de São João del-Rei foram chamados, na tarde desta terça-feira (24/05), para realizarem a captura de uma cobra que estava no quintal de uma residência no bairro Tijuco.
Ao chegarem ao local, eles foram informados pelos solicitantes que o animal estava dentro de um balde. Com o uso de uma pinça de captura de serpentes, os Bombeiros conseguiram retirar a cobra de lá. Ela foi acondicionada em um recipiente destinado para este fim e solta posteriormente em área aberta, longe de residências.
De acordo com o Sargento Dias, chefe da equipe que atendeu a ocorrência, “A cobra estava enrolada dentro do balde. Seguindo nossa orientação, os moradores taparam o recipiente, o que auxiliou na captura. Ainda assim, ela resistiu muito, pois se trata de um animal bastante arisco. Além disso, a cobra era de grande porte, o que dificulta na hora de colocá-la dentro da caixa de captura. Após algumas tentativas, nossa equipe conseguiu acondicioná-la de maneira segura”.
A serpente, que é da espécie Caninana, foi recolhida pelos Bombeiros e solta posteriormente em área de vegetação, distante de residências. Apesar de a cobra assustar devido ao tamanho avantajado (os militares estimam que ela mede entre 2 e 2,5 metros), esta espécie não possui veneno. Elas são comuns na região e, geralmente, entram em residências próximas à áreas de vegetação em busca de alimento. “Em 25 anos de serviço, poucas vezes capturei animais de tão grande porte. Embora cobras assustem, quem se deparar com uma não deve tentar capturar por meios próprios ou muito menos matar o animal. O procedimento correto a ser adotado é fazer o que os solicitantes fizeram neste caso: isolar o local e chamar o Corpo de Bombeiros”, adverte Dias.
Com informações do Corpo de Bombeiros