Bombeiros atendem diversos chamados devido às chuvas em Barbacena
O Corpo de Bombeiros Militar de Barbacena atendeu diversos chamados devido às fortes chuvas que atingiram o município na madrugada de sábado (12/11).
Dentre os atendimentos, uma residência de quatro cômodos, sendo um quarto, uma sala, uma cozinha e um banheiro, foi atingida por um deslizamento de terra proveniente de um talude aos fundos do imóvel localizado na rua Francisco Vale Gomes, nº 73, no bairro Suiça. A casa foi parcialmente destruída e o morador foi encaminhado posteriormente pela assistência social do município a um abrigo. Não houve vítimas, apenas danos materiais. Foi necessário o apoio da Secretaria de Obras (SEMOP) do Município para liberação da via pública, uma vez que a terra atingiu a rua bloqueando a passagem de veículos e pessoas.
Ainda no mesmo bairro, o muro de divisa aos fundos de uma residência, situada na rua Augusto Ferreira de Paiva, nº 422, desabou comprometendo a estrutura de um imóvel. Não havia moradores na residência no momento da queda.
No bairro Novo Horizonte, na Avenida Brasil, nº 702, um imóvel com dois pavimentos, sendo o primeiro composto por três quartos, uma sala, uma cozinha e um banheiro, com três moradores e o segundo com dois quartos, uma sala, uma copa, uma cozinha, um banheiro e uma varanda, com três moradores, foi atingido por um deslizamento de terra (talude de 12 metros de altura aos fundos do imóvel). O escorregamento de terra atingiu a parede da cozinha do primeiro pavimento, bloqueando a porta de entrada e área externa, com risco de deslocamento do muro de arrimo e do restante do talude. Os moradores do primeiro pavimento foram alojados na casa de familiares e os moradores do segundo foram destinados ao abrigo social.
Com o deslocamento do talude, a residência situada na rua acima, rua Morumbi, nº 60, que faz fundos com a residência da Av. Brasil, ficou com sua estrutura comprometida. A residência possui cinco cômodos, sendo dois quartos, uma sala, uma cozinha e um banheiro. Ao todo, eram quatro moradores, dois adultos e duas crianças, que foram alojados em casa de familiares. Não houve vítimas, apenas danos materiais.
Os trabalhos foram acompanhados por profissionais da SEMOP do Município. As condições dos imóveis foram avaliadas pelo engenheiro civil do Município. Conforme informações do Tenente Lombello, durante o dia, outras ações foram realizadas, como vistorias em áreas de risco, corte e poda de árvores.
Com informações do Corpo de Bombeiros