Batucada realiza apresentações de percussão nas praças de Barbacena
O projeto visa impulsionar a arte e os artistas do grupo
Buscando proporcionar vivências e experiências rítmicas, teatrais, performativas e musicais através de aulas semanais e oficinas ao longo do ano, o projeto Batucada Barbacena busca impulsionar a arte e os artistas do grupo, profissionalizando atividades e oportunizando a geração de renda.
Idealizado por Ana Paula Tostes, musicista autodidata, o programa veio do interesse da mesma em aprender a tocar instrumentos de percussão. Coincidindo com um momento em que os artistas da cidade se manifestavam pelos direitos coletivos, ela se juntou ao movimento trazendo seus instrumentos e convocando algumas pessoas com o interesse de aprendizados rítmicos-musicais para compor e fortalecer o coro percussivo nas ruas.
“Deste encontro nasceu a ideia de formar uma batucada organizada, com o intuito de construir na cidade um movimento musical popular, criar uma bateria profissional, um bloco de carnaval e até mesmo uma banda show para se apresentar em eventos diversos”, declarou a integrante Juliana Tostes.
De acordo com ela, a execução do projeto se fez necessária diante do contexto imposto pela pandemia, que afetou drasticamente o setor artístico. O projeto visa tornar-se um coletivo artístico-musical democrático e inclusivo, que possibilite à população barbacenense, especialmente as em maior risco social, uma oportunidade de aprendizado em um ambiente saudável com estrutura organizada e professores capacitados a fim de estimular e profissionalizar os integrantes.
As reuniões acontecem nas praças de Barbacena e os interessados podem apenas comparecer. Alguns instrumentos são deixados para o caso de mais pessoas aparecerem interessadas em tocar ou aprender. Os interessados podem mandar mensagem no Instagram @batucadabarbacena para serem informados sobre os locais dos ensaios.