• Barbacenenses disputam Competições Senac 2025 no Rio e podem representar o Brasil na China

    A fase nacional que acontecerá na próxima semana

    Na próxima terça-feira (16/09), o Rio de Janeiro sediará as Competições Senac 2025. Representando Minas Gerais, os barbacenenses Juliana Santos Lopes, Daniel Vinicius Silva Mariano e Isaias da Silva estarão entre os competidores. Os vencedores do torneio garantirão vaga para representar o Brasil no mundial de Xangai, na China, em 2026. A programação segue até o dia 20 de setembro.

    Realizadas desde 2016, as Competições Senac de Educação Profissional contam com quatro etapas: Escolar, Estadual, Seletiva Estadual e Nacional. Esta última ocorre a cada dois anos, sempre no ano que antecede a disputa mundial da WorldSkills, em Xangai.

    Na ocupação Recepção de Hotel, a competidora Juliana disputou com outras duas participantes para a etapa Nacional. “Durante cada período há uma cidade real e um hotel fictício para podermos estudar. A proposta é vender a nossa cidade teste e o nosso hotel, a cidade desta etapa é Brasilia e o nosso Hotel se chama Grand Hotel Paranoá inspirados no Royal Tulip Brasília Alvorada e B Hotel. Pra mim está sendo uma experiência incrível, eu não tinha me imaginado participando das competições, mas depois que eu entrei, já vivi muita coisa”, explicou ela.

    Já na categoria Serviço de Restaurante, Daniel contou sobre as provas com simulações de atendimentos para todos os tipos de estabelecimentos. “O módulo do jantar fino, podemos dizer que ele é o atendimento master que você pode ter em um restaurante. É uma experiência. Ele é feito 100% em inglês e nessa parte não tem ninguém que fala português. É um módulo de atendimento que, além de falar em inglês, você faz os preparos na frente do cliente”, apontou a complexidade e a dedicação que exige a participação.

    Isaias está disputando na modalidade Confeitaria e falou sobre a preparação para participar. “A competição tem sido uma experiência incrível, cada etapa trouxe muito aprendizado e desafios que me ajudaram a evoluir. Com dedicação e esforço, consegui chegar até a fase nacional e estou ainda mais motivado para dar o meu melhor. Estou me preparando com bastante foco e dedicação, revisando tudo o que já aprendi e buscando melhorar ainda mais. Também tenho treinado bastante para chegar confiante e dar o meu melhor na etapa nacional no Rio”, afirmou o competidor.

    A fase nacional que acontecerá na próxima semana contará com a participação de mais de 100 estudantes de todo o país.

  • Botão Voltar ao topo
    Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.