• Barbacenense vence Campeonato Brasileiro de Pesca com Caiaque

    A competição reuniu 172 participantes de diversas regiões do país e consagrou o barbacenense Rhaniel Silva Andrade como campeão brasileiro

    No último fim de semana, a cidade de Três Marias sediou o Torneio Nacional de Pesca com Caiaque, o maior evento do segmento no Brasil. A competição reuniu 172 participantes de diversas regiões do país e consagrou o barbacenense Rhaniel Silva Andrade como campeão brasileiro. Aos 28 anos, o pescador e biólogo conquistou o título inédito ao somar a maior pontuação baseada no comprimento dos peixes capturados.

    No torneio, cada competidor mede e registra seus quatro maiores peixes, sendo que cada centímetro equivale a um ponto. O resultado final é definido pelo somatório dessas medidas. “Cada pescador recebe uma régua no início da competição e registra seus quatro maiores peixes. Cada centímetro vale um ponto, e o somatório define o campeão”, explicou Rhaniel.

    A pesca esportiva do tucunaré exige técnica e preparo físico. Os competidores utilizam caiaques movidos a remo ou pedal, percorrendo, em média, 30 quilômetros por dia sob altas temperaturas. “Tem que ter condicionamento físico, porque passamos horas no caiaque, remando ou pedalando, sob um calor intenso”, destacou o campeão.

    A edição deste ano apresentou um desafio adicional: a rápida elevação do nível da represa, que alterou o hábitat dos peixes. Segundo Rhaniel, a chave para a vitória foi identificar o padrão de comportamento dos tucunarés, que buscaram águas mais profundas devido às mudanças na qualidade da água das margens. “Nós fizemos um treino na sexta-feira sem o anzol, só pra identificar o padrão do peixe e onde estava comendo. O peixe estava escondido, ele é como a gente. Quando estamos em um calor escaldante, de uma situação desconfortável, a gente busca algo que deixe a gente mais a vontade. O peixe é a mesma coisa. Como a água da margem não está favorável, ele busca se abrigar em águas mais profundas. Encontramos peixes entre 8 e 12 metros”, explicou.

    O título foi decidido por uma diferença apertada. O peixe que garantiu a vitória ao barbacenense mediu 58 centímetros, pesando entre cinco e seis quilos. Completando sua cota, ele também registrou outros de 43,5 cm, 42 cm e 39 cm. “O segundo colocado estava muito próximo, então pegar um peixe maior fez toda a diferença”, disse Rhaniel.

    Ao ser anunciado como campeão, ele descreveu a emoção. “A gente batalhou muito e era a minha vontade desde o início me consagrar campeão, não só esse ano, mas de todos os outros anos que eu participei. A partir do momento que eu vi que fui anunciado foi só alegria. Poder representar a nossa cidade Barbacena, trazer um título nacional pra cá, é uma sensação inexplicável”, e mais do que isso, receber o carinho de todos os amigos, todas as mensagens, é algo que vai ficar pra sempre na memória”, declarou emocionado.

    Como biólogo, Rhaniel também ressaltou a importância da conservação dos rios e represas de Minas Gerais. “Nós temos que mudar a nossa visão para manter nossos rios, represas, o mais preservados possível. Só assim vamos conseguir manter e ter locais para que a gente possa percar, desfrutar de alguma forma e manter o meio ambiente da forma adequada”, finalizou.

    Com informações da Rádio Sucesso

  • Botão Voltar ao topo
    Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.