Barbacenense trabalha na criação de sua própria mochila voadora
A previsão é de que em aproximadamente 30 dias, seja feito o primeiro teste em um local aberto
Neste dia 20 de julho, o mundo comemora os 150 anos de um dos mais ilustres barbacenenses, Alberto Santos Dumont. A polêmica sobre a cidade de origem do pai da aviação gera discussões, isso porque a época do inventor, o local pertencia ao território de Barbacena, ganhando autonomia administrativa apenas em 1889.
Mais de um século depois, um outro barbacenense pretende criar seu próprio meio de desbravar os céus. Cleber Malta trabalha no projeto de sua própria mochila a jato. A invenção lembra o velho macete das manetes do jogo do GTA, porém uma criação mais complexa do que a combinação de códigos.
De acordo com Malta, a mochila para poder funcionar e sair do chão, ela depende de algumas peças muito importantes q são as principais turbinas jatos aeromodelismos. “Ela conta com total de 6 turbinas SW400pro A versão profissional sw400pro, vem com a versão profissional v4 ecu (bomba de óleo embutida, sensor de pressão de ar, RS-232 de transmissão, chip de alta potência)”, explicou.
A previsão é de que em aproximadamente 30 dias, seja feito o primeiro teste em um local aberto, que passará por uma avaliação antes do teste. ” Será em um campo aberto no alto de um morro! Somente com algumas pessoas de apoio e uma ambulância particular de resgate caso aconteça alguma coisa. Dando tudo certo, vamos tentar fazer um voo só de cinco a 10 metros de altura primeiro. Um voo só subindo e descendo sem ser em giros. Para a gente ter uma confiança boa no equipamento e ver se está tudo ok”, detalhou Cleber Malta.
Também serão feitos testes de segurança, uma preocupação do criador, o primeiro a voar deve ser um manequim com o mesmo peso de Cleber. A mochila também contará com um cinto de segurança de até 290kg.
Autorização
Assim que tudo estiver certo, o objetivo é fazer um voo de apresentação, em um local aberto e livre de perigos em volta, subindo aproximadamente 30metros para o primeiro voo. “Após isso dando tudo certo, depois de seis voos subida e descida e tudo ok com a mochila iremos correr atrás de autorização para poder fazermos uma grande apresentação. Talvez o Parque de exposições ou até mesmo no aeroporto se conseguirmos essas autorizações de órgãos competentes”, afirmou Cleber malta que disse ainda que divulgará a ação.
Ação lúdica
Porém ainda não será desta vez, que a cidade parecerá uma animação de Os Jetsons e veremos diversas mochilas voadoras pelo céu. O objetivo de Cleber Malta é transformar sua invenção em algo lúdico, para a apresentação de seus personagens como Capitão América, Máquina de combate e Homem de ferro.