

Barbacenense Matheus Latera conquista título de fisiculturismo
O atleta conquistou o título máximo do evento, que coroa o melhor competidor entre todas as categorias

No último fim de semana, entre os dias 22 e 23 de março, o barbacenense Matheus Henrique de Carvalho Pereira, mais conhecido como Matheus Latera, se consagrou campeão no evento BH Challenge de fisiculturismo, realizado durante a feira ENAF e MuscleContest, em Belo Horizonte. O atleta venceu as categorias Novice e Open na divisão Bodybuilding acima de 90 kg e conquistou o título máximo do evento, o Overall, que coroa o melhor competidor entre todas as categorias.
A competição, organizada pela MuscleContest, uma das mais renomadas entidades do fisiculturismo mundial, aconteceu no Center Minas Expo e reuniu atletas de diversas partes do país. Além do campeonato, o evento contou com palestras, cursos e exposições de equipamentos, máquinas e suplementos voltados para o mercado fitness.
Para Matheus, a vitória tem um significado ainda mais especial, pois marca seu retorno às competições. “Foi surpreendente, porque eu estava afastado das competições devido a uma lesão grave. Agora, voltando a competir e me sagrando campeão eu pude ver o quanto o esporte inspira as pessoas a buscarem uma qualidade de vida melhor e isso é muito gratificante”, declarou o atleta.
A preparação de Matheus para a competição foi intensa, exigindo 12 semanas de treinos rigorosos, dieta restrita e atividades aeróbicas diárias. O atleta iniciou os treinos em dezembro de 2024 com o objetivo de competir no primeiro semestre e aproveitou a oportunidade quando o BH Challenge foi anunciado em janeiro.
Com a vitória, Matheus conquistou vaga para participar de grandes competições do fisiculturismo, como o Arnold Classic e o Mr. Olympia, dois dos eventos mais prestigiados do esporte. No entanto, a falta de patrocínio pode ser um obstáculo para sua participação. “Minha intenção é competir no final do ano devido à falta de recursos, pois não tenho nenhum patrocínio, então custeio todos os gastos com a minha própria renda”, explicou.


