Barbacena se prepara para realizar seu sonho de Natal
O evento de Natal está previsto para acontecer entre os dias 18 e 24 de dezembro
Na noite desta terça-feira (26/10), foi realizada uma reunião na sede da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Barbacena. Na ocasião, estiveram presentes representantes da Prefeitura, membros do comércio e da segurança pública para tratar de diversos assuntos de extrema importância para a cidade, entre eles o planejamento da primeira grande celebração natalina do município.
O diretor de Cultura, Desporto e Turismo, Alexandre Braga, afirmou que desde janeiro está sendo pensado um grandioso evento para o momento da retomada das atividades, interrompidas em decorrência da pandemia da Covid-19. O projeto “Natal Vivo”, criado em março deste ano, estava sendo planejado através de uma parceria entre a Prefeitura, a CDL, a Associação Comercial e o Sindicato Comércio Varejista (Sind. Comércio).
O projeto visa o entretenimento familiar, rotatividade de público, fomento econômico, valorização do setor artístico-cultural, além de oportunidades para o setor gastronômico, o incentivo ao desenvolvimento do artesanato e a valorização psicoafetiva, resgatando uma festa sem faixa etária para a cidade.
O Sonho de Natal de Barbacena está marcado para acontecer entre os dias 18 e 24 de dezembro. Neste ano, a Cemig não concedeu a autorização para a colocação de enfeites, adornos e luzes nos postes que não são do município, então no decorrer da Praça do Rosário, até o clube Barbacenense serão 64 postes em que será trabalhada a decoração, que poderá ser vista a partir do dia 16 de novembro. “Já vai ser um marco para a cidade, porque eu sou daqui e sei que a decoração é colocada faltando dias para o Natal acontecer. Essa é uma reclamação de todos os comerciantes e lojistas, então nós vamos tentar fazer com que isso gere uma valorização e a vinda de pessoas para cá”, pontuou Alexandre Braga.
Desfiles
Para a celebração, serão realizados dois desfiles temáticos de Natal. O primeiro deles ocorrerá no dia 18 de dezembro às 11h, saindo do BQ Shopping e com destino a área da fonte luminosa. Ao todo, serão 10 alas com 10 figurantes caracterizados com adereços, adornos infláveis e afins, que irão proporcionar um evento com cobertura integral no MGTV ao vivo daquele dia como uma forma de divulgar o Natal de Barbacena para toda a região.
No dia 21 de dezembro, o desfile será repetido para as pessoas que perderam o primeiro. Este, ocorrerá no período noturno para que as luzes sejam contempladas.
Fábrica dos Sonhos
Ao longo da Praça dos Andradas será construída a Fábrica dos Sonhos, contendo uma exposição de artesanato, além do primeiro festival de Food Trucks e Food Bikes (Food Trucks de pequeno porte) da cidade.
Também será construído um palco, que será chamado “Sonho de Natal”, em que serão apresentadas diversas atrações artísticas do dia 18 a 24 de dezembro, das 14 às 22h. “Essa agenda está sendo formada através de chamamento público e, por incrível que pareça, voluntariado. Os nossos artistas estão querendo se apresentar. Todos sempre reclamam da falta de plateia e recursos, de nunca ter tido um palco com som e luz adequados para uma apresentação e lá nós vamos ter”, contou ele. Além dos artistas da cidade, haverá também três apresentações natalinas especiais por dia durante este período.
Será construído um presépio 2D de 2 metros de altura e a Casa do Noel, onde o Papai Noel ficará durante 6h por dia recebendo crianças, distribuindo balas e tirando fotos. Atrás dele, será disposto um grande painel de agradecimentos.
Campanha de ação social
Será montada juntamente com a Secretaria de Assistência Social (SEMAS) uma campanha de arrecadação de alimentos para ajudar famílias necessitadas. “Através de pesquisas foi constatado que infelizmente não é um brinquedo que está faltando na casa das pessoas, mas sim o arroz e o feijão, então nós vamos trabalhar essa parte”, esclareceu o diretor de Cultura, Desporto e Turismo do município.
O projeto
O primeiro aporte financeiro do “Natal Vivo” foi concedido pela CDL, Sind. Comércio e Associação Comercial. Em meados de julho, Barbacena recebeu uma cenógrafa especialista em Natal, que veio custeada pelas três associações, uma vez que a Prefeitura poderia apenas arcar se fosse feita uma licitação.
O projeto agora recebe o apoio do prefeito Carlos Du. “Espero que isso vire um produto para a cidade, porque a nossa intenção é transformar em um grande produto turístico e de visibilidade cultural e econômica também”, Alexandre Braga finalizou.