

Barbacena registra sete mortes por doenças respiratórias em 2025: cinco por influenza e duas por Covid-19
Foram registrados cinco mortes por Influenza e duas por Covid-19

Na manhã de hoje (09/07), a Rádio Sucesso entrevistou a Chefe de Vigilância Epidemiológica, Andressa Guedes Duque, que falou sobre os casos de síndromes gripais e respiratórias registrados em Barbacena. De acordo com a profissional, dados da Secretaria de Saúde informam o registro de sete óbitos por doenças respiratórias até o momento em 2025.
Andressa apresentou um panorama geral de casos na cidade. “De 1º de janeiro a 8 de julho, foram notificados 1.867 casos de síndrome gripal ou de síndrome respiratória aguda grave. Nos tivemos infelizmente cinco óbitos referentes a complicações pela Influenza, dois óbitos por Covid-19 e aproximadamente 95 hospitalizações. Alguns casos com necessidade de utilização da Unidade de Terapia Intensiva (UTI)”, declarou ao Contato Direto.
As vacinas contra a Influenza já podem ser aplicadas em todo o público acima de seis meses, assim como a vacina contra a Covid-19, ambas disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS).
Além da imunização, a Chefe de Vigilância Epidemiológica falou sobre outras formas de proteção contra os vírus. “A gente pode se prevenir também de outras formas, com atitudes simples do dia a dia, principalmente higienizando bem as mãos com água e sabão ou fazendo a utilização de álcool, evitando locais fechados e aglomerados. É importante que ambientes sejam sempre ventilados. As pessoas que apresentam sinais e sintomas de gripe e resfriado, caso elas precisem estar em locais com outras pessoas, que elas utilizem a máscara”, finalizou ela.


