Barbacena realiza primeira cirurgia bariátrica pelo SUS
A paciente teve alta na manhã de hoje (17/07)
O Hospital Ibiapaba CEBAMS começou ontem (16/07) a realizar cirurgias bariátricas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Barbacena. A primeira paciente a ser operada é da cidade e aguardou cinco anos na fila. O procedimento teve duração de 50 minutos, foi minimamente invasivo e feito por vídeo.
Segundo a Dra. Priscila Rizutti, médica cirurgiã do aparelho digestivo do Hospital Ibiapaba CEBAMS e responsável pelo procedimento, a cirurgia foi um sucesso e a paciente recebeu dieta oral no mesmo dia. Na manhã de hoje (17/07), ela recebeu alta hospitalar.
Para a cirurgia via SUS, o paciente é encaminhado pela Secretaria de Saúde de Barbacena ao Hospital Ibiapaba CEBAMS, que faz todo o acompanhamento e preparação do paciente antes da cirurgia. Os procedimentos são feitos através de uma parceria entre o Hospital e a Secretaria de Saúde de Barbacena.
A cirurgia bariátrica é um procedimento indicado para tratar casos de obesidade grave. Ela é conhecida popularmente como “redução do estômago” porque muda a forma original do órgão e reduz sua capacidade de receber alimentos, dificultando a absorção de um número exagerado de calorias. A obesidade é o excesso de gordura no corpo, em quantidade que provoque prejuízos à saúde.
Sobre o processo
O paciente da bariátrica SUS no Hospital Ibiapaba CEBAMS é acompanhado antes, durante e após a cirurgia por uma equipe multidisciplinar, que conta com acompanhamento nutricional, psicológico, além de consultas com médica endocrinologista e cirurgiã. Além do acompanhamento, os pacientes são submetidos a uma bateria de exames.
Para a Dra. Priscila, o acompanhamento multidisciplinar é muito importante para o sucesso da cirurgia. “Sempre reitero com os pacientes que passam pelo atendimento o privilégio que é receber o atendimento em Barbacena, estar no serviço do Hospital Ibiapaba CEBAMS e não ter necessidade de sair da cidade. No nosso serviço conseguimos atender a todo o processo dentro do Hospital e de maneira individualizada, conforme as necessidades de cada paciente. Além disso, com a parceria entre Prefeitura de Barbacena, Secretaria Municipal de Saúde e Hospital, há um longo acompanhamento do paciente no pré e pós-operatório. Um exemplo é a paciente operada, que continua sob nosso acompanhamento e poderemos acompanhar a transformação na sua vida”, declarou ela.
Segundo a psicóloga do Hospital Ibiapaba CEBAMS, Elayne Muniz, é importante também dar atenção à saúde mental durante o processo. “O objetivo desse atendimento multidisciplinar é preparar o paciente para o procedimento e que ele possa compreender toda a mudança que acontecerá em sua vida após a cirurgia. Uma cirurgia bariátrica não é um simples procedimento. É uma mudança para o resto da vida e o paciente precisa compreender isso antes de fazer a cirurgia”, afirmou o profissional.