Banner Aprendiz 18/032019

Barbacena realiza censo cultural

O objetivo é cadastrar grupos e pessoas ligadas à cultura na cidade

Barbacena fará, ao longo das próximas semanas, um censo cultural para analisar o potencial artístico da cidade. O projeto é desenvolvido pelo Conselho Municipal de Cultura (Comuc) e fará um levantamento de todos os nomes e projetos voltados à história e arte. O trabalho vai avaliar a região e o resultado poderá ser convertido em verbas para a construção de uma identidade cultural barbacenense.

O Censo Cultural 2018 objetiva cadastrar o maior número possível de grupos e pessoas ligadas à cultura na cidade. Esta é a primeira fase para a criação do Inventário Cultural de Barbacena. A iniciativa visa a oportunidade de divulgar artistas barbacenenses e suas obras, tendo como referencial outros modelos desenvolvidos país afora.

De acordo com os membros do Comuc, a realização do censo cultural deve ser um marco para a cultura da cidade. “Este mapeamento completo dos artistas, grupos e agentes deve fornecer subsídios para ouvirmos os anseios e demandas de toda a comunidade”, enfatizam.

O censo deve mapear ainda escolas privadas de dança, teatro, música e artes plásticas, bibliotecas, centros comunitários, equipamentos culturais, livrarias, editoras, museus, cinemas, veículos de comunicação, entre outros. “Este é um projeto inédito e ambicioso na cidade. Os grandes centros já vêm criando estes inventários como forma de ter um retrato da realidade cultural de cada cidade. Com esta pesquisa vamos poder compreender melhor a lógica em que se desenvolve o setor embasando ferramentas para a criação de políticas públicas de cultura efetivas e democráticas”, destacam os membros do Comuc.

Metodologia

A primeira fase do censo, já válido esta semana, consiste em cadastrar os artistas, grupos e agentes culturais separados por segmentos. São estes: teatro, dança, música, artes plásticas, cine-foto-vídeo, literatura e artes populares.

Nas próximas fases serão mapeados os equipamentos culturais disponíveis na cidade e o patrimônio histórico, os veículos de comunicação e outros aspectos.

A equipe do Comuc criou um questionário com dados relacionados às informações de cada segmento. O mesmo será encaminhado por e-mail aos artistas que participaram do 1º Papo de Cultura, realizado dia 29 de outubro de 2017.

Por: Lucas Di Capri.

Orientação: Marcelo Miranda – Jornalista/Editor.

Os comentários estão desativados.

Banner Grande Podologia 1
Banner 2 Podologia – Grande