Barbacena notificou 22 casos de dengue este ano
Os casos de doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypt, como a dengue causou um alerta na população e comunidade científica, principalmente com a proximidade do verão, onde a densidade natural do Aedes aegypti é maior.
Neste ano a preocupação é maior em relação a doença. Em 2022, em Barbacena, já foram 22 casos notificados até o momento, sendo que 11 testaram positivo para a dengue e dois casos estão em investigação. Além disso, neste ano também houve um registro de um caso positivo de Chikungunya.
O último Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa), realizado no final de outubro e início de novembro, classificou Barbacena com o índice 1,1 o que significa médio risco.
Cuidados
Os cuidados para evitar a doença são simples, sendo o principal delas: evitar água parada. São nesses ambientes que o mosquito se reproduz e nascem focos de dengue. Mantenha ambientes como os quintais limpos e certifique-se que não há água parada em pneus, calhas, garrafas pets ou outros meios que possam acumular água.
Com informações da Prefeitura de Barbacena