• Barbacena intensifica vacinação contra febre amarela, com foco na zona rural

    A imunização, oferecida pelo SUS, é indicada para pessoas entre 9 meses e 59 anos de idade

    Foto: Prefeitura de São Gonçalo do Amarante

    A vacinação contra a febre amarela está disponível no Sistema de Saúde de Barbacena como principal medida de prevenção contra a doença, que apresenta alta letalidade em suas formas graves. O vírus, transmitido por mosquitos, não é contagioso entre pessoas e possui dois ciclos de transmissão: urbano e silvestre.

    A imunização, oferecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS), é indicada para pessoas entre 9 meses e 59 anos de idade. Desde 2017, o esquema vacinal adotado no Brasil prevê apenas uma dose ao longo da vida, com reforço para aqueles que receberam a primeira dose antes dos 5 anos. Pessoas acima de 60 anos devem consultar um serviço de saúde para avaliação da necessidade da vacina.

    Ações na zona rural

    Diante do registro de casos de febre amarela em Minas Gerais neste ano, a Secretaria Municipal de Saúde de Barbacena, em parceria com a Vigilância Epidemiológica, a Atenção Primária à Saúde e o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST), desenvolveu um plano de ação para intensificar a vacinação na zona rural. O objetivo é avaliar os cartões de vacina e atualizar o esquema vacinal dos trabalhadores rurais, garantindo maior proteção contra a doença.

    As ações foram iniciadas na Unidade Básica de Saúde (UBS) de Padre Brito, e a próxima etapa será realizada em Pinheiro Grosso, no distrito, no dia 26 de março, durante um encontro do grupo Terço dos Homens. Além disso, outras localidades já têm datas programadas para a vacinação extramuros:

    • Correia de Almeida – 21 de março (Sítio do Ipê)
    • Pinheiro Grosso – 25 de março (Terço dos Homens)
    • Torres – 27 de março (Igreja dos Costas)

    A chefe de Vigilância e Ações em Saúde de Barbacena, Andressa Guedes, reforça a importância da imunização, destacando que a febre amarela pode levar a complicações graves e até ao óbito. “Por ser uma doença imunoprevenível, ou seja, evitável por meio da vacina, estamos realizando ações estratégicas para facilitar o acesso dos trabalhadores rurais à imunização. Além dessas ações específicas, toda a população dentro da faixa etária recomendada deve conferir seu cartão de vacina e, se necessário, procurar uma UBS para atualizar a imunização”, enfatiza.

    Recomendações gerais

    Além dos trabalhadores rurais, toda a população deve estar atenta à atualização vacinal. As doses recomendadas são:

    • Crianças aos 9 meses: 1ª dose
    • Crianças aos 4 anos: Reforço
    • Pessoas de 5 a 59 anos: 1 dose (caso não tenham registro vacinal)
    • Pessoas que receberam a vacina antes dos 5 anos: Reforço
    • Viajantes para áreas de risco: 1 dose, com pelo menos 15 dias de antecedência da viagem

    A Secretaria de Saúde reforça que a vacinação é essencial para evitar surtos da doença, reduzir internações e prevenir óbitos. Toda a população na faixa etária recomendada deve conferir sua situação vacinal e procurar a unidade de saúde mais próxima para garantir a imunização.

    Com informações da Rádio Sucesso

  • Botão Voltar ao topo
    Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.