

Barbacena inicia vacinação de crianças contra Covid-19 nesta semana
De acordo com estimativa, cerca de 9.117 crianças estão aptas para vacinação no município
A Prefeitura Municipal de Barbacena (PMB), por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesap), vai iniciar a vacinação de crianças de cinco a onze anos. De acordo com estimativa, cerca de 9.117 crianças estão aptas para vacinação no município.
A recomendação é de que a aplicação aconteça em sala de vacina exclusivamente para vacinação nesse público, evitando erros de imunização e trazendo mais segurança para o processo.
A equipe das salas de vacina da Prefeitura, tem recebido atualizações e capacitação pelo Ministério da Saúde através de uma plataforma online, habilitada durante essa semana.
A recomendação é que a vacinação ocorra com prioridade para o seguinte público:
1 – Crianças com 5 a 11 anos com deficiência permanente ou com comorbidade;
2- Crianças indígenas e quilombolas;
3- Crianças sem comorbidades, seguindo a ordem decrescente da faixa etária.
Durante a vacinação, pais e responsáveis deverão estar presentes, e em caso de crianças com 5 a 11 anos com deficiência permanente ou com comorbidade é necessário apresentação do comprovante.
Calendário
A vacinação pediátrica para crianças de 05 a 11 anos acontecerá nas UBSs dos bairros Grogotó, Santa Cecília, Guido, João Paulo, Santa Efigênia, CAIC, entre os dias 20 a 21/01, de 08h às 11h. Durante esse horário não acontecerá nestes locais a aplicação das vacinas de rotina.
– 20/01: Criança de 05 a 11 anos com comorbidades comprovadas através de atestado médico. Nascidos entre os meses de janeiro a junho.
– 21/01: Crianças de 05 a 11 anos com comorbidades comprovadas através de atestado médico. Nascidos entre os meses de julho a dezembro.
Já no dia 22/01, acontecerá aplicação para crianças de 11 anos completo nascidos de janeiro a junho, na Unidade Central de Vacinas e nas UBSs dos bairros vilela e Santa Cecília, de 08h às 12h, enquanto durarem os estoques.
Segurança
Alguns países já iniciaram a vacinação contra a Covid-19 em crianças, como o Canadá, Espanha, Itália, França, Uruguai e Alemanha. O Intervalo de aplicação entre a 1ª e 2ª dose será de oito semanas.
A vacina pediátrica – Pfizer terá uma apresentação exclusiva, sendo o frasco na cor laranja, variando também a dosagem, que em crianças será de 0,2 ml. Os pais devem permanecer atentos aos sintomas locais esperados (por exemplo, dor inchaço, vermelhidão no local) e também quanto ao surgimento de febre, dor de cabeça, calafrios, dor pelo corpo e articulação ou outras reações e em casos de persistência dos sinais e sintomas procurar o médico.
Informações da Prefeitura de Barbacena


