Barbacena ganha rádio novela
Sentença da Paixão estreia na próxima segunda-feira (16/08)
No último mês de junho, a primeira rádio novela brasileira completou 80 anos de seu lançamento. Em busca da felicidade estreou na Rádio Nacional no dia 5 de junho de 1941, e contou a história de uma mulher de 18 anos que descobriu, em uma noite, que havia sido adotada, sendo fruto de um relacionamento extraconjugal de seu pai adotivo com a empregada da família.
Contando em seu ele com nomes como Isis de Oliveira, Rodolfo Mayer, Zezé Fonseca e Yara Sales, a produção seguia o estilo das soap operas norte-americanas, com capítulos estruturados, exibição periódica e veiculação de propaganda. A novela foi transmitida toda segunda, quarta e sexta, às 10h30, até o ano de 1943, dando origem a paixão nacional dos brasileiros pelo gênero que se adaptou às tramas televisivas atuais.
Em busca da felicidade afetou de tal forma a vida dos ouvintes, que uma mulher chegou a procurar um jornalista ao constatar que mudaria e não conseguiria saber o final da história, além disso, ouvintes chegaram a entrar em contato com a rádio, realizando “consultas” com o médico Doutor Mendonça, interpretado por Floriano Faissal.
Passeando por amores proibidos, as radionovelas abordavam também temas como infidelidade e preconceito entre classes, com histórias comparando a própria vida a dos personagens, praticamente com dramas verossímeis.
Com o surgimento das telenovelas, as tramas do rádio acabaram perdendo força, no entanto, as novas plataformas digitais tem visto o surgimento de audionovelas e audioséries, com capítulos mais curtos que com episódios disponibilizados todos ao mesmo tempo.
Sentença da Paixão
Uma jovem de 20 anos retorna para sua cidade natal a fim de vingar a morte de seu pai e retomar tudo o que lhe pertence, essa é a trama de Sentença da Paixão a primeira audionovela desenvolvida pelo portal de notícias BCN, com texto do barbacenense Thiago Rossi e com as vozes de Isabela Paulucci, João Paulo Couto, Izadora Tavares, Rodrigo Lozasso, Anderson Araújo e Carol Pedrosa.
A obra de capítulos curtos, com no máximo cinco minutos de duração, será distribuída via WhatsApp nos grupos de plantão da Folha de Barbacena (FB) e publicadas no site Portal BCN em forma de podcast, estando disponível, também, nas diversas plataformas de podcast.
A ideia é apresentar uma história envolvente, que misture drama e um ar cômico, instigando a curiosidade e a expectativa no ouvinte, e por ser distribuída pelo popular aplicativo de mensagem, a equipe da BCN apelidou a produção de “zapnovela”.
Com previsão de lançamento para a próxima segunda-feira (16/08), Sentença da Paixão será veiculada de segunda a sexta, sempre as 18h. Quem tiver interesse em ter acesso ao material, via WhatsApp, pode solicitar a participação no grupo de Plantão de Notícias da FB clicando aqui.