

Mais de 100 municípios mineiros aderem ao Minas Livre para Crescer; Barbacena está entre eles
No primeiro semestre de 2025, mais de 100 cidades formalizaram adesão ao programa

Barbacena está entre os municípios mineiros que já alcançaram nível avançado no programa Minas Livre para Crescer (MLPC), iniciativa do Governo de Minas Gerais que visa reduzir a burocracia e facilitar o ambiente de negócios no estado. O programa é coordenado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Sede-MG).
No primeiro semestre de 2025, mais de 100 cidades formalizaram adesão à proposta. Desde o lançamento do programa, em 2019, mais de 570 dos 853 municípios mineiros já aderiram, beneficiando aproximadamente 14 milhões de pessoas.
No caso de Barbacena, a adesão ao programa permitiu a implementação de medidas como a aprovação tácita de licenças, instrumento que garante a liberação automática de solicitações, como abertura de empresas, caso o poder público não cumpra os prazos legais. A medida tem como objetivo evitar que empreendedores sejam prejudicados por atrasos na tramitação burocrática, incentivando o investimento local e a geração de empregos.
A empresária Luiza de Marilac, dona de uma pamonharia artesanal em Barbacena, relata ter sentido os efeitos positivos das mudanças. Segundo ela, o processo de renovação do alvará de funcionamento, que antes era demorado, agora acontece com mais agilidade. “Procurei a Sala Mineira do Empreendedor aqui em Barbacena e, em poucos minutos, meu alvará foi renovado. Situação bem diferente de quando fundei a empresa. Esse tipo de serviço faz toda a diferença para a gente enquanto empreendedor”, afirmou.
O programa Minas Livre para Crescer é considerado o maior do país voltado à simplificação do ambiente de negócios. De acordo com a secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mila Corrêa da Costa, a crescente adesão dos municípios reforça o compromisso das gestões locais com a desburocratização. “A adesão dos municípios ao Minas Livre para Crescer demonstra o crescente engajamento das administrações municipais em prol da simplificação regulatória, garantindo também uma melhor relação entre os setores público e produtivo”, declarou.
Além de Barbacena, municípios como Divinópolis e Sacramento também se encontram na etapa mais avançada da iniciativa. Entre as novidades recentes está o Novo Decreto de Liberdade Econômica, que amplia o número de atividades dispensadas de alvarás e licenças para 915 atividades econômicas de baixo risco em todo o estado.
Com informações da Agência Minas


