• Barbacena é destaque na 41ª edição do Enduro da Independência

    A largada de Barbacena com destino a Ouro Branco acontecerá na sexta-feira (08/09) às 6h

    Nesta quarta-feira (06/09), tem início a prova mais antiga e tradicional de motos de regularidade do Brasil. A largada acontecerá na cidade de Paraty (RJ) e reunirá pilotos de todo o país que terão como destino percursos sempre fora da estrada às cidades mineiras de Baependi, Barbacena e Ouro Branco.

    Ao todo, são quatro dias de prova e a chegada dos pilotos à Cidade das Rosas acontecerá amanhã (07/09) a partir das 14h, no Parque de Exposições Senador Bias Fortes. A largada no município com destino a Ouro Branco será na sexta-feira (08/09), às 6h. A cidade foi escolhida por ter feito parte do primeiro trajeto do Enduro da Independência em 1983, possuindo marcas e símbolos da Inconfidência Mineira até mesmo em sua bandeira.

    Como funciona o Enduro da Independência?

    O Enduro de Regularidade é uma modalidade de motociclismo 100% nacional que visa premiar pilotos que demonstram resistência e regularidade para concluir a prova com o mínimo de penalidades. O objetivo é seguir uma planilha para percorrer o trajeto no tempo estabelecido, evitando chegar adiantado ou atrasado. O piloto deve obedecer ao roteiro e às médias horárias pré-estabelecidas pela organização.

    Ao longo da direção da prova há Pontos de Controle (PCs) distribuídos secretamente e aleatoriamente no trajeto. Esses pontos são usados para coletar o tempo e o sentido de passagem dos pilotos. Cada dia de prova é dividido em duas etapas, devendo constar no regulamento complementar e na planilha o ponto exato desta divisão em um neutro estratégico da prova espalhado ao longo do percurso.

    Em cada segundo adiantado ou atrasado há uma perda de determinado número de pontos, sendo vitoriosa a equipe que perder o menor número de pontos.

    A origem do Enduro da Independência:

    O Enduro da Independência surgiu em 1983 com a proposta de reconstituir a viagem, só que de moto e percorrer o trajeto que Dom Pedro I fez, na época do Império, do Rio de Janeiro a Vila Rica, atualmente conhecida como Ouro Preto.

    Essa viagem teve início em 25 de março de 1822 e terminou em 25 de abril do mesmo ano. De acordo com dados históricos, a comitiva real levou 15 dias para chegar a Vila Rica devido às várias paradas para homenagens e recepções em várias vilas e fazendas.

    O retorno foi mais rápido, levando cinco dias. A ideia era buscar apoio político contra as Cortes Portuguesas e para debelar uma possível rebelião, que poderia emergir da instalação de uma junta de Governo Provisório em Vila Rica.

    Curiosidades

    • O estado de Minas Gerais tem o maior número de títulos na prova do Enduro da Independência, seguido do estado do Espírito Santo e em terceiro, Rio de Janeiro.
    • O primeiro piloto não mineiro a levar o título na Categoria principal foi o catarinense Dario Schrull em 1998.
    • Se juntar todas as quilometragens das motos que já percorreram o Enduro da Independência, é alcançada a marca de 15.449.702,4 quilômetros em 2022. A distância média da Terra à Lua é de aproximadamente 384.400 quilômetros. Portanto, com 15.449.702,4 quilômetros é possível fazer a viagem cerca de 40 vezes.
  • Botão Voltar ao topo
    Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.