Barbacena declara situação de emergência devido a dengue
Só no mês de janeiro foram 76 confirmações da doença em Barbacena
A Prefeitura Municipal de Barbacena publicou hoje (03/02) no Diário Oficial do Município, um decreto de emergência em razão da infestação pelo mosquito Aedes Aegypti, que é o transmissor da dengue, zika e chikungunya.
De acordo com a Prefeitura, a medida se deu devido ao crescente números de casos de Dengue na cidade e justificou a importância da decisãoao fazer um comparativo em relação ao ano passado. Durante todo ano de 2023, houve 423 casos notificados e 177 confirmações de infecção por arboviroses disseminadas pelo Aedes aegypt. Neste ano, apenas no mês de janeiro foram registradas 169 notificações, 76 confirmações e um óbito positivo para dengue ainda em investigação.
Também foram anunciadas medidas de fiscalização como: visitas em residências, áreas abertas ou imóveis abandonados; limpeza em áreas públicas ou terrenos baldios; recolhimento de sucata ou outros materiais depositados em vias públicas; campanhas educativas entre outras medidas que visam reduzir os casos de dengue em Barbacena.
Com o decreto de Situação de Emergência, a Prefeitura passa a poder agir com ainda mais celeridade nas mobilizações necessárias para conseguir evitar a disseminação do mosquito Aedes Aegypti que transmite diversas doenças, dentre elas a dengue.