Barbacena: confira o calendário de vacinação contra a covid da próxima semana
A Secretaria Municipal de Saúde (SESAP) divulgou o calendário de vacinação contra a Covid-19com início amanhã (19/12) e término na sexta-feira (23/12). Nesse período, acontecerá a aplicação da vacina nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos bairros: Santo Antônio, Guido Roman, Grogotó, Nove de Março, Boa Vista, João Paulo, São Francisco, Correia de Almeida, Pinheiro Grosso, Senhora das Dores, Santa Cecília e Torres.
As UBSs funcionarão de 8h às 15h sem intervalo de almoço e aplicarão o imunizante da Janssen/Astrazeneca para os seguintes públicos:
- Terceira dose para pessoas de 18 anos ou mais que completaram quatro meses da segunda dose.
- Segunda dose para as pessoas de 18 anos que completaram dois meses ou mais da Dose Única da Janssen.
- Quarta dose para pessoas de 40 anos ou mais e Trabalhadores da Saúde de 18 anos ou mais que completaram quatro meses da terceira dose;
- Quarta dose para imunossuprimidos que completaram quatro meses ou mais da terceira dose;
- Terceira dose para pessoas de 18 anos ou mais que iniciaram o esquema com a Dose Única da Janssen e já completaram quatro meses do primeiro reforço;
- Quarta dose para profissionais de saúde e pessoas de 40 anos ou mais que iniciaram o esquema com a Dose Única da Janssen e já completaram quatro meses do segundo reforço.
Para Gestantes e puérperas (até 45 dias) está contra indicado receber o imunizante AstraZeneca ou JANSSEN.
Até a presente data o Ministério da Saúde não recomenda o segundo reforço para a população abaixo de 40 anos, exceto os profissionais de saúde e os imunossuprimidos.
Pfizer
Já na Unidade Central de Vacinas e nas Unidade dos bairros Funcionários, Santa Efigênia, Nova Suíça, CAIC, Vilela e Carmo acontece a aplicação das vacinas da Pfizer para os seguintes públicos:
- Primeira dose para pessoas de 12 anos ou mais ainda não imunizadas.
- Segunda dose para pessoas que tomaram a primeira dose de Pfizer há 21 dias ou mais.
- Imunização de gestantes e puérperas.
- Terceira dose para pessoas de 12 anos ou mais que completaram quatro meses da segunda dose.
- Segunda dose para as pessoas de 18 anos ou mais que completaram dois meses ou mais da Dose Única da Janssen.
- Quarta dose para pessoas de 40 anos ou mais ou Trabalhadores da Saúde de 18 anos ou mais que completaram quatro meses da terceira dose;
- Quarta dose para imunossuprimidos que completaram quatro meses ou mais da terceira dose;
- Terceira dose para pessoas de 18 anos ou mais que iniciaram o esquema com a Dose Única da Janssen e já completaram quatro meses do primeiro reforço;
- Quarta dose para profissionais de saúde e pessoas de 40 anos ou mais que iniciaram o esquema com a Dose Única da Janssen e já completaram 4 meses do segundo reforço.
Vacinação pediátrica
A Coronavac será aplicada na Unidade Centra de Vacinas apenas na terça, quarta e quinta-feira com a segunda dose para as pessoas que receberam a primeira dose do mesmo imunizante após 28 dias e primeira dose para as crianças de três a quatro anos ainda não imunizadas.
A aplicação da Pfizer pediátrica acontecerá somente na Unidade Central de Vacinas. A primeira dose da Pfizer pediátrica será aplicada em crianças de cinco a 11 anos ainda não imunizadas. Também está disponível a segunda dose da Pfizer pediátrica para crianças de cinco a 11 anos que completaram oito semanas ou mais da primeira dose.
Mesmo para a segunda dose é imprescindível, além do cartão de vacinação da primeira dose, os documentos da criança e dos pais ou responsáveis.
Também acontece a aplicação da vacina da Pfizer pediátrica para crianças de seis meses a dois anos com comorbidades. É importante ressaltar que os pais ou responsáveis devem estar presentes manifestando sua concordância com a vacinação. Em caso de ausência do pai, ou da mãe, ou ainda do responsável, a vacinação deverá ser autorizada por meio do termo de autorização disponível no site da prefeitura e deverá acompanhar os dados do responsável presente e as seguintes documentações: declaração/ atestado médico referente à comorbidade, cópia da certidão de nascimento da criança e comprovante de endereço e cópia do RG e CPF do declarante. Para crianças acompanhadas dos pais ou responsável é necessário a apresentação de certidão de nascimento da criança, documento com foto do pai/mãe e declaração/atestado médico referente a comorbidade.
Com informações da Prefeitura de Barbacena