Barbacena completa 45 dias sem chuvas
Baixa umidade do ar pode provocar problemas de saúde
Exatamente nesta quarta-feira (14/09), Barbacena está completando 45 dias desde a última chuva na cidade, que aconteceu no dia 10 de agosto, quando houve precipitação de 14 mm. Aliás, desde o dia 05 de março, de acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), não há registro de grande volume de chuvas sobre o município.
Com isso, a umidade do ar na cidade tem apresentado índices na casa dos 30%, de acordo com os números do Inmet. Esse cenário acaba sendo propício a dor de cabeça, rinites alérgicas, sangramento nasal, garganta seca e irritada, sensação de areia nos olhos que ficam vermelhos e congestionados, ressecamento da pele, cansaço, entre outros.
Para amenizar os males ocasionados pela baixa umidade do ar, especialistas sugerem lavar as mãos com frequência e evitar colocá-las na boca e no nariz; Manter o corpo sempre bem hidratado; Dar preferência a frutas ricas em líquidos, como melancia, melão e laranja; Aplicação de soro fisiológico no nariz e nos olhos para evitar o ressecamento; Evitar a prática de exercícios físicos entre 10h e 16 h; Uso de produtos para hidratar a pele do rosto e do corpo, pelo menos depois do banho e na hora de deitar; Uso de chapéus e óculos escuros para proteger-se do sol; Aproveitar o vapor produzido pela água quente durante o banho para lubrificar as narinas.
A passagem de uma nova frente fria ao largo do Sudeste do Brasil, pode trazer nuvens muito carregadas e o tempo fechado, com isso, há a possibilidade de chuva entre a próxima sexta-feira (16/09) e sábado (17/09).