Banner Grande Aprendiz 28/06/2019
Banner grande Ótica Diamond
Banner grande

Barbacena celebra os 197 anos da Independência

Fotos: Iuri Fontora.

No último sábado (07/09) foi comemorado em todo o país, a Independência da República. Em Barbacena o evento foi celebrado pela manhã com desfile cívico-militar à avenida Bias Fortes, pelo segundo ano consecutivo. O evento contou com a presença de autoridades do Município e região.

O desfile foi aberto com a execução do hino nacional brasileiro, seguido pela leitura da ordem do dia e a cerimônia de autorização dada pelos militares – representado por um membro do Corpo de Bombeiros, das Forças Armadas e da Polícia Militar (PM).

A EPCAR foi a primeira instituição a desfilar. Na linha de frente, estava a banda da escola, que se posicionou ao lado do palanque enquanto os demais membros das Forças Armadas desfilavam, exibindo armas, bandeiras e veículos. Os veteranos do Epcar também desfilaram junto com a instituição, seguidos pelas crianças que fazem parte do Programa Força no Esporte (PROFESP), que é desenvolvido com alunos das escolas municipais Tony Marcos e Alberto Corrêa.

Os veteranos da Polícia Militar desfilaram em carro aberto, com a bandeira nacional. A banda da PM também cruzou a avenida, seguida pelos demais oficiais. Os mascotes da polícia desfilaram em carro aberto, além de demonstração das armas e veículos.

O Corpo de Bombeiros também desfilou com seus carros e equipamentos. A Guarda Municipal fechou a apresentação das instituições de defesa, junto com o grupo de escoteiro.

Também desfilaram membros da Ordem Internacional das Filhas de Jó Bethel 7. Grupo da Maçonaria.

Escolas

Como ocorre tradicionalmente, a primeira escola a se apresentar foi o Colégio Tiradentes da Polícia Militar. Além do desfile, a fanfarra da escola também se apresentou com movimentos sincronizados. Os professores se apresentaram junto com os alunos.

O Caic foi a segunda escola a se apresentar e mostrou seus projetos na área das artes como o estudo de Van Gogh e desenhos de imagens da cidade. A Escola Inês Piacesi exibiu faixas com frases da obra “O Pequeno Príncipe”.

A Escola Municipal Oswaldo Fortini trouxe críticas sociais para o desfile, como o desmatamento da Amazônia e pedidos de igualdade, justiça e segurança. Já a Escola Padre Sinfrônio homenageou ex-alunos da instituição.

Também desfilarão as escolas José Felipe Sad, Instituto Padre Cunha, Yaya Moreira, Dr. Martim Paulluci, José Moreira dos Santos, Escola Municipal Lions, Henrique Diniz, Pio XI, anos Finais e Médios, José Bonifácio e Professor Soares Ferreira (Estadual).

Grito dos Excluídos

Com manifestação, o grupo dos excluídos fechou o desfile. Eles protestavam principalmente contra a entrega da administração da FHEMIG a Organizações Sociais (OS). O grito dos excluídos também criticou com faixas e cartazes os cortes na área da pesquisa e também pediram maior soberania e pluralidade de ideias.

 

Assista no vídeo abaixo, momento em que a Escola Estadual Professor Soares Ferreira desfilou:

 

Banner Grande Podologia 1
Banner 2 Podologia – Grande

Os comentários estão desativados.