• Banda de música da EPCAR participa do 1° Encontro de Bandas

    O Encontro foi realizado pelo Exército Brasileiro entre os dias 15 e 17 de outubro na Escola de Sargentos das Armas (ESA)

    Foto: Escola de Sargentos das Armas (ESA)

    A Banda de Música da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR) participou, entre os dias 15 a 17 de outubro, do 1º Encontro de Bandas de Música do Exército Brasileiro, organizado pela Diretoria de Patrimônio Histórico e Cultural do Exército (DPHCEx), na Escola de Sargentos das Armas (ESA).

    A atividade contou com a participação de bandas da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro, da Força Aérea Brasileira, da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, num total de quinze bandas participantes. A abertura do evento foi marcada pela apresentação da Banda Sinfônica do Exército Brasileiro.

    Durante o evento, ocorreram diversas palestras abordando as origens das Bandas de Música do Exército Brasileiro, a formação e o aperfeiçoamento do músico até os dias atuais, a escolha do patrono do Quadro de Músicos Militares do Exército e o processo de avaliação de obras militares no âmbito do Exército.

    Na tarde do dia 16 de outubro, cada uma das bandas teve a oportunidade de fazer uma breve apresentação no Pátio de Formaturas Max Wolf Filho, tocando canções, marchas e dobrados diversos, além de músicas populares.

    O ápice do evento ocorreu em seu encerramento, quando os 536 músicos, em uma apresentação conjunta, reuniram-se em uma grande banda, denominada “Banda Capitão Franklin de Carvalho Júnior”, sob a regência dos mestres Capitão Músico Jonas, da Brigada de Infantaria Paraquedista, dos Capitães Veteranos Primo e Barroso, veteranos mais antigos presentes, e do Tenente Músico Jadir das Chagas Júnior, da EPCAR.

    Para o Chefe da Banda de Música da EPCAR, Tenente Músico Jadir, o encontro foi uma oportunidade única de aprendizado e interação para os militares participantes. “O evento, além de uma oportunidade única de interação e troca de experiências entre os músicos das diferentes Forças, também foi importante para a promoção e preservação da cultura e dos valores militares dentro da caserna”, afirmou.

  • Botão Voltar ao topo
    Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.