Audiência Pública para a elaboração do Plano Diretor e de Mobilidade é realizada em Barbacena
A última atualização da lei em Barbacena aconteceu em 1962
Aconteceu na última segunda-feira (20/12), a segunda audiência pública para a elaboração do Plano Diretor e de Mobilidade. O objetivo é identificar e delimitar as áreas urbanas e rurais, traçando as estratégias para o seu desenvolvimento.
O processo teve início no mês de maio e foi realizado entre a prefeitura e a DRZ Consultoria, com vigência do contrato para abril do próximo ano. “A gente tem que fazer esse diagnóstico de acordo com a parte técnica, mas também temos que ouvir a população para saber o que acontece no dia a dia. Quais são as dificuldades? Somente ouvindo a população que seremos capazes de coletar essas informações”, declarou a arquiteta da empresa, Beatriz Hashimoto, em entrevista.
O Plano diretor atualizado é uma exigência prevista no estatuto das cidades, no entanto Barbacena não tem um plano diretor condizente com as necessidades da cidade. De acordo com o Prefeito Carlos Du, na etapa inicial foram apresentados alguns cenários para o município, contando também com as sugestões da população para a elaboração.
“Hoje foi mais uma apresentação dos problemas identificados pela população ao longo de décadas, nós estamos falando desde 1962 que foi a última atualização desta lei específica, então a gente conseguiu apresentar aqui de forma sucinta. Nós tivemos boas contribuições durante a audiência pública, boas intervenções e agora vamos pra próxima etapa. O prazo é curto, vamos correr contra o tempo pra conseguir levantar todas as informações”, explicou o gestor municipal.
A população poderá participar do processo através das audiências ou deixando contribuições em um formulário online que já foi disponibilizado. Além disso, também é possível ir até a rua Freire de Andrade, nº 42 – Loja 01 do Centro Comercial Francisco Pereira, no Centro, onde é possível tirar dúvidas e levar contribuições.