

Atletas de Barbacena se preparam para os Jogos do Interior de Minas
24/06/2026
Barbacena terá atletas e comissões técnicas representando a cidade nos Jogos do Interior de Minas Gerais (JIMI). O evento é promovido pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) e considerado uma vitrine para o fortalecimento do esporte de rendimento, estimulando a integração regional e a revelação de talentos locais nas mais diversas modalidades.
As regras da competição exigem vínculo formal do atleta com o município, seja por nascimento, residência, domicílio eleitoral, laço profissional ou estudantil, isso garante que as delegações carreguem a verdadeira identidade barbacenense.
Nas Modalidades Individuais a Prefeitura abriu canais para manifestação de interesse voltados aos competidores.
Os Jogos do Interior de Minas Gerais (JIMI 2026) Modalidades Individuais serão realizados nos dias 26, 27 e 28 de junho na cidade de Diamantina.
A delegação de Barbacena será composta por esportistas de alto rendimento nas seguintes modalidades: natação, atletismo, ciclismo, judô, xadrez, Tênis de Mesa e Beach Tennis.
Nas Modalidades Coletivas, o município garantiu a participação com seleções adultas de Voleibol Masculino e Feminino e Basquete Masculino, por meio da classificação no ranking do ICMS Esportivo, onde Barbacena alcançou a 45ª colocação no estado de Minas Gerais.
As seleções passaram por seletivas intensas realizadas no tradicional Ginásio Célia Mazzoni para a definição dos planteis definitivos culminando na divulgação oficial dos atletas pré-convocados. Um cronograma de treinos específicos foi concebido buscando o entrosamento tático e técnico ideais para a competição.
Os Jogos do Interior de Minas Gerais 2026, Modalidades Coletivas serão realizados no mês de Outubro nas cidades de Santa Bárbara e Barão de Cocais.



