Atletas barbacenenses competem em campeonato municipal e brasileiro de jiu-jitsu
O Mestre faixa preta 4º que comanda a Alliance Barbacena Jiu-jitsu participará dos campeonatos municipais e brasileiro do esporte
O avanço do processo de vacinação e a queda de casos de Covid-19 não apenas no país, mas em todo o mundo, trouxe consigo a volta dos eventos e campeonatos esportivos. No próximo dia 7 de novembro, será realizado em Barbacena a 12ª edição da Copa Barbacena de jiu-jitsu, havendo a possibilidade do adiamento caso os indicadores do vírus piorarem.
“Essa pandemia deixou todas as outras cidades sem evento então, do ponto de vista regional, nós vamos ser um dos primeiros a estar começando a fazer esses campeonatos”, declarou Cleito Soares de Resende, Mestre faixa preta 4º que comanda a Alliance Barbacena Jiu-jitsu e também é um dos organizadores do campeonato que tem a participação de atletas oriundos de, em média, 18 cidades diferentes.
Em decorrência da pandemia, comparecerão à competição apenas os competidores e árbitros, havendo a disponibilização de álcool em gel, aferição de temperatura, além do fato de que os esportistas já estarão vacinados contra o vírus. O evento acontecerá na quadra da Paróquia de Santo Antônio, que contém uma boa infraestrutura para receber todos os participantes.
Na academia Alliance, a qual Cleito atua, há a divisão em categorias para treinos, recebendo desde crianças até os adultos, com espaço para homens e mulheres praticarem o esporte. De acordo com ele, a maior diferença do Jiu-jitsu para as outras lutas é que a prática trabalha a luta mais próxima do oponente, sendo muito procurada para defesa pessoal.
“É uma luta marcial, de respeito, disciplina e coordenação motora” afirmou o professor. O esporte também auxilia na saúde mental, reduzindo os níveis de hormônios do estresse no corpo e também estimulando na produção de endorfinas, entre outras vantagens.
Devido ao grande número de crianças que participam das aulas, Cleito criou um sistema para garantir o bom comportamento de seus alunos não apenas durante as aulas, mas também em casa, com uma divisão de faixas em quatro graus comportamentais: amarelo para relacionamento do praticante com os colegas; azul para comportamento e disciplina; vermelha para notas escolares, pontualidade e organização e verde para comprometimento.
Além do torneio que será realizado no município, os atletas também participarão do campeonato brasileiro, que terá início no dia 25 de setembro e fim em 3 de outubro. Os mesmos são medalhistas em diversas competições, sendo responsáveis por trazer diversos títulos para a cidade. Da academia, participarão seis lutadores, incluindo Cleito. Os esportistas estão indo para o campeonato sem o apoio do poder público, cada um deles custeando a própria viagem sem patrocínio.
Os interessados em participar podem se inscrever por categoria de faixa e idade através do site: ilutas.com, dessa forma eles já serão direcionados para os seus grupos de competição. Por se tratar de um evento extenso, não será realizada transmissão virtual.
Cleito Soares de Resende já ganhou campeonatos brasileiros e mundiais de federações diferentes. Para acompanhar o trabalho por ele realizado, acesse o site clicando aqui ou siga o Instagram @alliancebarbacena.