Banner Grande Aprendiz 28/06/2019
Banner grande Ótica Diamond
Banner grande

Associação de portadores de deficiência, em Barbacena, pode sair da Praça da Estação após ação judicial

estação ferroviária asdes

Uma ação movida pela Prefeitura Municipal de Barbacena (PMB) solicitou a reintegração de posse do local onde fica a Associação Regional das Pessoas Portadoras de Deficiencia (Asdef). Com a medida, a unidade que fica atualmente na Praça da Estação passaria a ocupar outro local.

O presidente da Asdef, Márcio de Souza, lamentou a situação. Segundo ele, em entrevista a Rádio Sucesso FM, em todo tempo de existência da Asdef, a rede ferroviária nunca questionou o uso do espaço. “Se a Asdef fechar, para onde as pessoas vão?”, indagou. O presidente reforçou a importância do serviço desenvolvido pela associação, que segundo ele encaminha os deficientes para o mercado de trabalho, destacando que a ação é de cunho social e cultural.

Sobre a suposição de que a Prefeitura teria oferecido um espaço no Terminal Rodoviário, para o encaminhamento da unidade, ele afirma: “não cabe nem cinco deficientes reunidos. Não tem nem um banheiro para as pessoas com deficiência usarem”.

Uma nota emitida pela PMB, o Município expôs sua versão, declarando que: “já disponibilizou inúmeras oportunidades para realocação conjunta e amigável da mesma, tendo sido viabilizados locais alternativos. Desta forma, o Município, ainda em meados de 2018, já havia mantido conversações com a Asdef, que pediu um prazo a mais (que foi descumprido) para desocupar o imóvel. Assim, mesmo já notificada extrajudicialmente, a associação se mantém inerte”.

Ainda, de acordo com a PMB, a Asdef “não apresentou comprovantes de atividades culturais e não tem, entre suas competências, o mencionado cunho cultural de âmbito universal e amplo, por tratar-se de associação limitada a determinada categoria”. O Município ainda acusa a falta de conservação do local, que segundo ela é de responsabilidade da Associação.

Lideranças da entidade lamentam a remoção do órgão da Praça da Estação, considerado local estratégico, e que afeta a acessibilidade dos usuários que utilizam dos serviços oferecidos. Márcio de Souza citou ainda que, além da precariedade estrutura do Terminal Rodoviário, as pessoas atendidas pela Asdef teriam enormes dificuldades em ter acesso ao local.

Por: Mike Tavares.

 

Banner Grande Podologia 1
Banner 2 Podologia – Grande

Os comentários estão desativados.