Associação Alemã de Barbacena busca o resgate da cultura do país
Ao todo, Barbacena possui 43 famílias de origem alemã e austríaca
No último dia 21 de agosto, foi realizada uma assembleia para a fundação da Associação Alemã de Barbacena. Trazendo como objetivo principal o resgate da cultura, tradição, gastronomia, danças típicas e a língua, a mesma oferecerá também orientação aos descendentes na obtenção da cidadania.
A presença alemã na cidade sempre se mostrou muito forte, com várias empresas de pessoas naturais do país e seus descendentes, entre elas a Floricultura Barbacena do alemão Ernesto Giase, que trouxe o plantio das rosas para a cidade.
O projeto, idealizado por Edigard Weimar, recebe em especial o apoio do Presidente da Associação Alemã de Juiz de Fora, responsável por organizar a Deustcher Fest. “A Deustcher Fest, que é uma grande festa realizada no bairro Borboleta em Juiz de Fora, é organizada pela Associação Alemã, e traz muito investimento para a cidade e muitos turistas também”, declarou o responsável pela associação no município.
“Queremos colocar Barbacena na Rota Alemã, que reúne todas as cidades com a presença Alemã” pontuou. De acordo com a esposa de Edigard, Denise Assis, pretende-se realizar festas na cidade visando mostrar um pouco da cultura do país e dessa forma engrandecer o município.
A sede será localizada na Paróquia de Santo Antônio, em uma das salas da mesma, cedida pelo pároco José Eudes, um dos apoiadores do projeto. A Associação Alemã de Barbacena foi fundada pelas famílias Weimar, Wamser, Herthel, Kelmann, Schaefle, Möller, Beck, entre outras, que no momento somam 43 de origem Alemã e Austríaca. A lista vem sendo atualizada conforme as pesquisas são realizadas.