

Artista barbacenense Isis Ferreira lança documentário musical “Pretuminância”
O EP traz quatro faixas autorais da artista

A cantora, compositora e atriz Isis Ferreira acaba de lançar no YouTube a versão audiovisual de seu primeiro EP, “Pretuminância”. O trabalho costura samba e jazz com afeto, crítica e ancestralidade. Disponível também nos tocadores digitais (ouça aqui), o EP traz quatro faixas autorais: “Apropriação”, “Pretitude”, “Samba de Bondinho” e “Domingo”.
O audiovisual busca ampliar o conceito do disco, funcionando não apenas como clipes, mas como documentos afetivos e cenas de processo.
Mais do que título, “Pretuminância” é um conceito criado por Isis: a fusão entre pretume e predominância. Um manifesto em forma de música que declara a centralidade preta como força criativa, histórica e cultural.
“Agradeço às minhas mais velhas e às minhas mais novas, por me apoiarem e me ensinarem em todos os momentos desta existência. Sem vocês nada seria possível”, afirma Isis. “Viva a Pretuminância! Esse trabalho é conquista coletiva, construída com amigos, músicos e toda uma equipe que entendeu a importância de registrar não só um disco, mas um marco da nossa história e da nossa resistência”, completa a artista.
Gravado com apoio da Lei Paulo Gustavo (Edital LPG 02/2023 – Minas Gerais), o projeto audiovisual teve direção geral da própria Isis Ferreira, com participações de Thiago Morandi, Hilreli e Fabíola Ribeiro na captação de imagens, e equipe composta por artistas e produtores locais. A obra ainda contou com recursos de acessibilidade, como tradução em Libras por Daiane Bispo.
Com mais de 17 anos de trajetória fora do eixo dos grandes centros, Isis escolheu a arte como território de voz, atitude e resistência. “Pretuminância” é sua estreia fonográfica, mas também a consolidação de um percurso que atravessa teatro negro, música, arte-educação e produção cultural.


