ARPA libera R$ 140 mil para reforma do patrimônio cultural de Barbacena

Fátima Jorge, Sérgio Ayres e Regina Bertola.

 

O patrimônio cultural de Barbacena foi o principal tema de um encontro na noite de ontem (28/11), na Estação do Ponto de Partida, na antiga Sericícola. Através da Associação Regional de Proteção Ambiental (ARPA) – entidade ligada ao Ministério Público (MP) -, foram assinados um contrato e dois convênios que representam um passo importante para a cultura da região, seja na memória ferroviária ou da fabricação da seda, como também para as atividades de um dos mais importantes grupos teatrais de Minas Gerais – o Ponto de Partida.

O arquiteto Sérgio Ayres, presidente da ARPA, assinou a liberação de cerca de R$ 140 mil reais para o início das obras de revitalização da Estação Ferroviária de Barbacena e de reconstrução da Casa Azul, que integra o conjunto da Estação Ponto de Partida. Os recursos, que serão liberados gradualmente, de acordo com o andamento das obras, têm como origem a atuação da Terceira Promotoria de Justiça, que tem à frente a promotora Elissa Maria do Carmo.

Segundo Ayres, que também é membro do Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Artístico (Compha), a obra na Estação Ferroviária será realizada inicialmente na torre central, com a recuperação do telhado, o que vai eliminar as infiltrações, um dos principais problemas do imóvel. O restante da revitalização, que inclui fachadas e todo o conjunto, deverá ser recuperado pela Prefeitura Municipal de Barbacena (PMB), Plataforma Rotunda e Plataforma da Dança, além da própria ARPA.

“Assinar a liberação deste recurso é para mim motivo de muita satisfação, já que ele vai beneficiar o nosso patrimônio cultural de duas formas: recuperando imóveis e aumentando o reconhecimento do sucesso da parceria entre o Ministério Público e a sociedade civil”, afirmou Sérgio Ayres.

Na oportunidade, foi dada posse a nova diretoria da ARPA, composta por: Presidente – Romeu Willem Fernandes; Vice-presidente – Sérgio Luiz Barreto Campello Cardoso Ayres; Tesoureiro – 1º – Luiz de Gonzaga Almeida de Moraes e 2º – Frederico Ozanam de Melo Souza; Secretário – 1º – Eugênia Maria Silveira de Paiva e 2º – Rogério Pereira Fonseca. Conselho Fiscal – Moacyr Oliveira de Paula Filho, Wagner Rocha de Oliveira, Letícia Bispo do Nascimento.

Fátima Jorge, Sérgio Ayres e Soraia Morais.

 

 

Crédito Foto Estação: ARPA.

Banner Grande Podologia 1
Banner Aplicação

Os comentários estão desativados.