• Área do 9º Batalhão registrou 18 crimes consumados com resultado morte em 2024

    Comandante do 9º Batalhão da Polícia Militar, Coronel Ademir Siqueira concedeu entrevista à rádio Sucesso e trouxe dados da região

    O comandante do 9º Batalhão da Polícia Militar, Coronel Ademir Siqueira, participou de uma entrevista ao programa Contato Direto, da Rádio Sucesso, abordando temas relacionados à segurança pública em Barbacena e região. Durante a conversa, o coronel apresentou dados atualizados, discutiu desafios e destacou os avanços da corporação no enfrentamento da criminalidade.

    Homicídios e violência letal

    Em 2024, a área do 9º Batalhão registrou 18 crimes consumados com resultado morte, incluindo 17 homicídios e um latrocínio (roubo seguido de morte). Especificamente em Barbacena, foram nove vítimas de homicídios consumados, com a Polícia Militar tendo sucesso em cinco prisões em flagrante. Além disso, foram registradas 15 tentativas de homicídio na cidade.

    “Nosso índice de homicídios por grupo de 100 mil habitantes é de 7,13. Apesar de termos registrado um aumento este ano, continuamos com números abaixo da média nacional para municípios do mesmo porte. Trabalhamos intensamente para reverter essa tendência”, explicou o coronel.

    Prevenção ao feminicidio e violência doméstica

    Um ponto de preocupação destacado foi a violência contra mulheres. Em parceria com a Patrulha de Prevenção à Violência Doméstica, a PM tem atuado de forma preventiva para interromper ciclos de violência.

    De acordo com o coronel, o trabalho da patrulha tem surtido efeito. Ainda assim, existem os desafios como a subnotificação .

    Criminalidade patrimonial: roubos e furtos

    Os números de roubos em Barbacena apresentaram queda, com 34 registros em 2024. Já os furtos tiveram aumento, subindo de 829 em 2023 para 894 neste ano. Segundo o coronel, fatores como movimentação de pessoas de outras cidades durante o início do ano contribuíram para o aumento nos registros.

    Explosão de casos de estelionato

    O número de registros de estelionato em Barbacena aumentou de forma alarmante nos últimos anos. Em 2018, foram contabilizados 426 casos, enquanto, em 2024, já são 2.031 ocorrências, um crescimento de 376%. Desses, 1.267 casos ocorreram na própria cidade, sendo 1.202 consumados.

    O coronel Ademir Siqueira destacou o impacto do maior acesso às redes sociais e bancos digitais, que têm facilitado golpes sofisticados. Casos emblemáticos incluem vítimas que perderam grandes quantias ao transferirem dinheiro para falsos vendedores, como o exemplo de um cidadão que fez um Pix de R$ 100 mil para a compra de um veículo inexistente.

    “É essencial desconfiar de negócios que pareçam bons demais para ser verdade. O dinheiro não cai do céu, e a prevenção é a melhor arma contra esse tipo de crime”, alertou o comandante.

    Operação natalina e planos para o futuro

    A entrevista também abordou a Operação Natalina, que já está em andamento e busca reforçar a segurança no comércio durante o fim de ano. Para 2024, o 9º Batalhão mantém o compromisso de intensificar ações de prevenção e promover a integração entre a polícia e a comunidade.

    “Nosso trabalho é contínuo e focado em garantir a segurança de todos. Pedimos que a população continue colaborando, denunciando crimes e agindo preventivamente contra fraudes e outros delitos”, concluiu o comandante.

  • Botão Voltar ao topo
    Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.