

Após quatro anos, mulheres voltam a serem representadas na Câmara Municipal
No Dia Internacional da Mulher, a Folha de Barbacena conversou com Fausta Tatá e Marilene Franco, eleitas vereadoras de Barbacena

Depois de um intervalo de quatro anos sem representação feminina na Câmara Municipal de Barbacena, as eleições mais recentes trouxeram uma nova configuração ao legislativo. Fausta Tatá (AVANTE), eleita com 1.389 votos, e Marilene Franco (MOBILIZA), com 929 votos, agora assumem o desafio de ampliar a representatividade das mulheres em um ambiente ainda majoritariamente masculino.
Em entrevista à Folha de Barbacena, as novas vereadoras compartilharam suas percepções sobre a conquista. Para Marilene, a presença feminina na política sempre foi um compromisso central de sua trajetória. Apesar do avanço, ela ressalta que ainda há muito a ser feito. “A Câmara hoje é constituída por 19 vereadores e apenas duas mulheres foram eleitas. Posso dizer que cerca de 10% dessas cadeiras são ocupadas por mulheres”, afirmou.
Fausta destacou a importância da eleição como um passo para quebrar a visão de que a política é um espaço predominantemente masculino. “Nós mulheres temos a capacidade de desempenhar a função política com maestria e com a mesma competência. Estar em uma Câmara em que a predominância é masculina e exercer a função política de maneira igualitária nos mostra que a mulher pode estar em qualquer posição em que ela deseja, somos guerreiras”, afirmou.
Desafios e resistência feminina na política
Apesar da presença de mulheres em cargos de liderança no município, Fausta enfatizou a necessidade de incentivar uma participação mais ativa na política. “Devemos incentivar às grandes mulheres da nossa cidade a se envolverem na política. Temos grandes lideranças femininas, que fazem a diferença na vida das pessoas e que ainda têm receio de se envolverem. Elas se esquecem que a política transforma vidas”, destacou.
Marilene, que já foi vereadora entre 2013 e 2016, relembrou os desafios enfrentados anteriormente, quando dividiu o plenário com outras duas mulheres. “Fomos bem recebidas na casa, mas a nossa voz ainda era pouca e durante aquele mandato fomos colocando a nossa razão e projetos para frente. Aí sim a Câmara deu uma evoluída. Esse preconceito em relação a parlamentares, sejam vereadoras, prefeituras, deputadas e presidente, ainda existe um pouco e eu acho que temos que fazer um trabalho muito grande para acabar com isso, tanto com as mulheres quanto com os homens”, declarou.
Já Fausta relatou que se sentiu acolhida pelos demais parlamentares nesta legislatura. “Sabbemos que a presença feminina pode causar um certo estranhamento inicial, mas de uma maneira geral, temos uma boa relação entre os colegas. É uma legislatura em que a gente se respeita”, afirmou.
Mensagem às mulheres
No Dia Internacional da Mulher, as parlamentares deixaram mensagens de incentivo ao público feminino barbacenense. “Nós devemos mostrar a nossa força. Somos mães, esposas, donas de casa, trabalhamos fora e isso nos faz diferenciadas. Que todas as mulheres lutem pelos seus objetivos, não aceitem menos do que o melhor e não permitam que ninguém apague o brilho de vocês”, disse Fausta.
Marilene reforçou a importância da participação feminina na política. “Mulheres, continuem buscando mais e mais espaço para vocês, não deixem de procurar o espaço na sua cidade, na nossa querida Barbacena. O espaço político onde vocês podem ter voz, direito de ir e vir, e deixar sua essência como mulher”, concluiu a vereadora, que agora assume a presidência da Comissão das Mulheres no município.
O gabinete de ambas as vereadoras fica localizado no Centro, sendo que o de Fausta Tatá é na rua Arthur Bernardes, nº 153, enquanto o de Marilene Franco, fica na Nua Vigário de Brito, nº 2.


