

Após interrupção devido a pandemia, Caminhada da Penitência retorna neste ano
São mais de 28km de percurso. Logística deste ano já está preparada

Matriz de São José- Ressaquinha ponto final dos penitentes – imagem: Instituto Estrada Real
A tradicional caminhada da penitência, que ocorre a 47 anos, está de volta em 2023. A demonstração de fé reúne vários fieis em uma caminhada com percurso de mais de 28km toda sexta-feira da paixão, celebrada na igreja católica na semana santa.
O itinerário continua o mesmo, ou seja, a concentração no adro da Basílica de São José saindo em direção ao bairro Grogotó (em frente a Bavesa) e seguindo pelo bairro São Francisco, entrando na localidade do Cabeça Branca, Alfredo Vasconcelos até a chegada na Matriz de São José, em Ressaquinha.
A concentração em Barbacena acontecerá às 04h30 da manhã e a saída às 05h, após benção do pároco Pe. Marcos Macário. Apesar da definição do horário de chegada, um dos organizadores, Gilberto Gracinto diz ser imprevisível definir o horário de chegada. “Tem penitentes que partem para a caminhada antes das 05h, não vão na concentração. A gente tem uma noção que de 08h30 até 12h30 estão chegando penitentes”, explicou.
O professor Gilberto diz ainda que a logística da caminhada está praticamente pronta. “[contamos] com apoio das três prefeituras, principalmente na arrumação da estrada, além de nossas parcerias de sempre: Guarda Municipal, Corpo de Bombeiro, Ambulâncias (cedidas pelas prefeituras), carros de apoio de voluntários, Polícia Rodoviária Estadual, o pessoal nos pontos de hidratação e ônibus para o retorno, é claro”, destacou.
Em relação aos ônibus a empresa detentora desta concessão vai começar a disponibilizá-los a partir de 08h30 até acabar toda a movimentação, em um método de circular. As passagens serão adquiridas no local, em stand improvisado para esse fim. no valor de R$6,60. A organização também conversa com as prefeituras para tentar viabilizar transporte gratuito.
Apesar da pandemia, a logística que está sendo montada é para receber um grande público. As camisas da edição 2020, que não chegaram a serem utilizadas, estão sendo comercializadas. Interessados devem procurar as empresas colaboradoras, são elas:
Loja do Serralheiro, Atacadão do Ferro e Essência da Vida.


